Vitória da Conquista e Porto Seguro são municípios baianos que se complementam em suas particularidades. Se por um lado a capital do sudoeste baiano é destaque na oferta de serviços de saúde, educação, comércio e industrial, Porto Seguro é a capital brasileira do turismo de lazer, além de ser evidente também em outras áreas como na produção do campo.
Os projetos de divisão do estado que circularam na Câmara Federal nas décadas de 80 e 90 que criaria o Estado de Santa Cruz certamente proporcionaria mais atenção e investimentos do novo governo estadual e alavancaria ainda mais as potencialidades desses municípios, uma vez que estaria mais próximo da população. No entanto, as propostas que tratavam sobre o tema não avançaram.
Ainda que os olhos dos governantes soteropolitanos estejam na capital e região metropolitana, aparecendo como deveriam nos outros mais de 400 municípios das outras regiões do estado somente na beira das eleições, os dois municípios têm se destacado na abertura de novas empresas, mostrando a foçar da iniciativa da população na geração de novas atividades, emprego e renda.
No mês de maio deste ano, 2022, dentre os oito municípios que lideraram o ranking de novos empreendimentos abertos no Estado, Vitória da Conquista figura na 5ª posição com a abertura de 53 novas empresas e em seguida Porto Seguro com 36. Os dados foram divulgados pela Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb).
Nos meses anteriores de abril e março, cujo os dados foram apresentados pela Juceb, Conquista e Porto Seguro também se destacaram. Veja:



De acordo o órgão, o resultado é fruto de um trabalho de união entre com as diversas entidades que buscam a desburocratização, simplificação e redução do processo de formalização, dentre elas está o Sistema integrador (Redesim) que permite a abertura, fechamento, alteração e legalização de empresas em todas as Juntas Comerciais do Brasil, simplificando procedimentos e reduzindo a burocracia ao mínimo necessário.