Francisco Estrela Dantas, o popular Chico Estrella, vereador em Vitória da Conquista pelo Partido Trabalhista Cristão (PTC), elaborou um projeto de lei cujo o objetivo é acabar com a cota de combustível fornecida pela Câmara do município para os vereadores. “Coloquei um projeto de lei que será votado na próxima semana e o vereador vai bancar o seu combustível”, relevou em entrevista concedida a uma rádio da cidade na noite de ontem, segunda-feira (10).
Justifica o vereador a necessidade de reduzir os custo para converter a economia em benfeitorias para a população. “Estamos diante de uma pandemia, são gastos que a gente precisa evitar, porque a gente precisa economizar dinheiro para que a gente possa ter hospitais, respiradores, assistência medica muito melhor”, sustentou. “Então o projeto de lei é para que o vereador banque o seu combustível”, acrescentou.
A Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista dispõe na atualidade de nove carros em sua frota (cinco novos incorporados em dezembro do ano passado – 0 Kms). Os veículos são revessados entre os vereadores sendo que cada um tem a disponibilidade de três a quatro dias de uso por semana, segundo Estrella. “Fica três a quatro dias com cada vereador”, disse e completou “e o combustível [caso o projeto for aprovado e sancionado] descontado na folha do vereador”.
Chico Estrella explicou que o custo mensal de um vereador para o município é de cerca de R$ 80 mil por mês. “Um vereador em Conquista hoje, pasme, custa aproximadamente oitenta mil reais por mês […] oitenta mil reais por cada vereador”, disse. “A gente custa um milhão e seiscentos mil reais por mês. Então a gente precisa fazer um sacrifício”, disse e acrescentou “Se você pegar um milhão e seiscentos, que é o que a Câmara recebe mensalmente, vai dar mais ou menos oitenta mil reais”.
Nesse custo estão as vantagens e vencimentos recebidos pela classe, que, para ele, justifica a proposta do projeto de lei. “Nós temos o nosso salário razoável, nós temos a nossa verba de gabinete para custear os nossos auxiliares colaboradores, então a gente precisa entender que o que é de gasto a gente precisa ir cortando para dar uma condição melhor para a população”, disse. “O salário [de vereador em Conquista] hoje é aproximadamente 12 mil reais e líquido 9 mil e 46 reais”, reforçou.
Indagado sobre a aprovação do projeto, o vereador mostrou-se otimista: “Eu creio que a maioria, que com certeza esse projeto passará, porque a maioria tem responsabilidade com a coisa pública”, finalizou.