A relação política entre o prefeito de Teixeira de Freitas, no Extremo Sul do Estado, Marcelo Belitardo, e o seu vice, Yuri Fernandes, ambos do Democratas/União Brasil, pode estar abalada. O burburinho político não é novo e ganhou novos capítulos.
Na última sexta-feira (5), o governador Rui Costa (PT) cumpriu agenda em Teixeira onde assinou a ordem de serviço autorizando a construção do Hospital Regional da Costa do Descobrimento e outros investimentos.
No evento, Marcelo Belitardo não compareceu. Assim como outros prefeitos da região que são da base do ex-prefeito de Salvador e candidato ao governo nas eleições de 2022 ACM Neto. Contudo, Yuri participou da agenda do governador. Rui parabenizou Yuri pela ida ao evento e disse que essa é a postura que se espera de um agente político que não coloca seus interesses acima do interesse coletivo. O vice-prefeito, por sua vez, destacou a importância do Hospital Regional enfatizando que a busca por melhorias não deve esbarrar em siglas partidárias
Com a participação do democrata, cresceram os rumores sobre o racha entre Yuri e o prefeito Marcelo Belitardo, apurou o portal Sul Bahia News.
Conforme o Sul Bahia News, durante uma audiência pública que tratava sobre a volta da Ferrovia Bahia/Minas, no último dia 18 de outubro, Yuri chegou a ser convidado para fazer parte da mesa do evento que acontecia na Câmara Municipal, sendo anunciado como representante do prefeito Marcelo Belitardo, no entanto, minutos depois, a prefeitura (que foi convidada), enviou uma segunda pessoa, um procurador, que seria o representante oficial do prefeito.
A falta do prefeito na audiência, inclusive, não foi vista com bons olhos, já que a volta da Ferrovia passando por Teixeira de Freitas, pode representar um grande avanço econômico para a cidade. No dia seguinte, 19 de outubro, o vereador da base, Lucas Bocão, disse na sessão da Câmara que o evento se tratava apenas de um palanque político.