Por falta de infraestrutura no Aeroporto 9 de Maio, em Teixeira de Freitas, Extremo Sul do Estado, a Azul Linhas Aéreas encerrou às operações no município. O último voo vindo de Belo Horizonte pousou às 09h30 desta sexta-feira, 14 de janeiro.
Em novembro no ano passado a empresa já havia sinalizado que iria suspender a venda de passagens no aeroporto a partir de março de 2022 devido a ausência de infraestrutura e instrumentos para auxílio de pousos sob condições meteorológicas adversas, a Azul suspendeu a venda de passagens para o Aeroporto Teixeira de Freitas.
Na época, a companhia disse em nota que a decisão de suspender a venda das passagens no aeroporto é uma maneira de pedir às autoridades locais uma solicitação junto ao aeroporto para que haja adequação e certificação junto à ANAC, possibilitando que o local seja hábil a receber voos em todas as condições, e acrescentou que a segurança é seu maior objetivo e segue padrões rigorosos quanto às operações, e destaca a grande dificuldade quando condições adversas atingem o aeroporto diante da falta de infraestrutura.
O aeroporto não possui dois equipamentos importantes que, embora não coloque em risco as operações das aeronaves em condições normais, dificulta quado há mau tempo. Não existem procedimentos de pouso IFR (Condições Meteorológicas de voo por Instrumentos) e nem o PAPI, que é o Indicador de Ângulo de Aproximação Visual, que é um sistema de luzes situado na cabeceira para auxílio visual do piloto, não estão disponíveis no local.
Ainda em novembro do ano passado, a prefeitura emitiu nota informando que haviam sido iniciadas as tratativas com a Secretaria de Infraestrutura da Bahia – SEINFRA, mas a continuidade do processo para formalização do Termo de Compromisso para instalação dos equipamentos solicitados, dependeria (depende) de disponibilidade orçamentária e financeira e que o prefeito do município, Marcelo Belitardo, do Democratas, através de apoio do Deputado Federal, Elmar Nascimento, havia conseguido uma Emenda Parlamentar parte dar celeridade ao processo de instalação do equipamento solicitado, mas não aconteceu.
Em nova nota publicada neste sábado (15/1), a prefeitura lamentou a decisão do fim das operações da empresa no município e informou que empresa São Francisco Administração Aeroportuário e Rodoviário LTDA fica encarregada de administrar o aeroporto teixeirense por meio de um contrato de concessão com o Governo Estadual da Bahia.
A nota ainda acrescenta que gestão municipal está empenhada e totalmente à disposição em busca de alternativas junto à empresa São Francisco para possibilitar a continuidade dos voos diretos de Teixeira de Freitas, considerando a grande importância econômica, turística e social para o município e seus arredores.
E finaliza afirmando que nessa semana o prefeito municipal Marcelo Belitardo esteve em reunião com representantes da empresa São Francisco , e já existe sinalização de interesse de uma nova empresa operar os voos no aeroporto 9 de Maio.
A Azul mantinha em Teixeira de Freitas voos quatro vezes por semana como destino o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, uma das principais bases de operações da companhia no País.
As ligações entre as duas cidades eram feitas pelas aeronaves modelo ATR 72-600, transportando até 70 passageiros.