O governador da Bahia, Rui Costa, do Partido dos Trabalhadores (PT) anunciou na manhã desta quinta-feira (20) uma nova redução do limite de público em eventos no estado, de 3 mil para 1,5 mil pessoas, com ocupação máxima de 50% da capacidade dos locais.
“A regra é o seguinte pode até 50% (da capacidade do local) e isso permanece, mas estamos reduzindo o limite máximo de 3 mil para 1,5 mil pessoas em festas e eventos. Isso visa portanto diminuir a propagação do vírus, já que ela acontece em uma velocidade impressionante. A velocidade de propagação dessa variante (Ômicron) é muito, mas muito superior do que a da variante anterior”, disse o governador.
De acordo dados da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), nos últimos 19 dias houve um aumento de 683% na positividade de testes para a Covid-19 , a cada 100 exames analisados, o número saltou de 6,55% testes positivos para 51,29% neste período.
“Infelizmente, os números de contaminados e ocupação de leitos de UTI continuam subindo no Brasil e na Bahia e a minha prioridade continua sendo salvar vidas”, exclamou Rui Costa.
O governador ainda divulgou que 30 novos leitos destinados ao tratamento da doença estarão sendo ofertados a partir deste domingo (23). “Abriremos mais 30 novos leitos de UTI destinados a pacientes com #covid19 no Hospital Espanhol, centro de referência do tratamento da doença no estado. Os leitos já estarão disponíveis a partir do próximo domingo (23) para desafogar a demanda por atendimento nas unidades de saúde”, informou.