Com a chegada do senador Flávio Bolsonaro no Patriota e a possível filiação do seu pai, o presidente da República Jair Bolsonaro, mudanças devem acontecer nas diretrizes e estrutura do partido em todo o país.
Aliado de ACM Neto, ex-prefeito de Salvador e natural candidato ao Governo do Estado na eleição do próximo ano, o presidente municipal da sigla em Salvador, Jean Sacramento está de malas prontas no “check-in” para desembarque do partido e embarcar no PROS, onde deverá suceder a presidência estadual que atualmente é comandado pelo deputado federal Uldurico Alencar Pintor, o popular Uldurico Júnior.
Os motivos, segundo ele apontou em entrevista neste sábado (26) ao portal BNews, foram a radicalização nos últimos tempos do governo Bolsonaro e todo o movimento feito para abriga-lo no Patriota. Ainda ventila-se nos bastidores da política baiana a informação de que o partido poderá lançar candidato próprio na Bahia – a contragosto de Sacramento que deverá apoiar ACM Neto. “Essa inconsistência do Patriota, essa insegurança política, sem dúvidas não é bom para ninguém”, resume.
Com isso, os vereadores do partido em Salvador, e que ele ajudou a eleger, Roberta Caires, Sandro Bahiense e Átila do Congo devem segui-lo e migrar para o PROS. Assim como o deputado Davi Rios, que deixa o PSBD.
Jean admitiu que a “tendência” é que o seu novo partido caminhe com ACM Neto, mas quer deixar em aberto o apoio em 2022, tanto no âmbito estadual, quanto no federal.
“No meu grupo tem gente que apoia o PT, tem gente que apoia Bolsonaro, mas eu respeito a ideia de todo mundo. Esta é uma decisão que deve ser tomada em 2022 e em conjunto com todo o grupo, até porque eu quero a permanência de todos os quadros. Todo mundo terá voz e será ouvido, quem tiver suas preferências vai seguir”, indicou Jean em conversa exclusiva com o BNews.
“Tenho gente que apoia Wagner, Neto, Lula e Bolsonaro. Vamos ouvir os novos que estão entrando, falar com o presidente nacional do partido [Eurípedes Júnior]. Mas, lógico que boa parte do grupo tem muita gratidão, uma proximidade com o grupo do ex-prefeito ACM Neto, então tem uma tendência grande em estarmos juntos”, completou.
“O objetivo é criar uma política que não seja de extrema esquerda nem de direita, colocar nossas ideias em prática, política de servir a população”, explica.