Aliado de primeira hora do grupo governista da Bahia, liderado pelo governador Rui Costa, do Partido dos Trabalhadores (PT), o prefeito de Itabuna, Augusto Castro, do Partido Social Democrático (PSD), foi a Brasília onde se despiu do cenário político baiano e mostrou afinidade com o governo do presidente Jair Bolsonaro, do Partido Liberal (PL).
Na capital federal, Castro protagonizou apoio a ação do governo Bolsonaro pela verba destinada de R$ 84 milhões ao município para a construção de 697 casas danificadas/destruídas durante o período chuvoso no fim de 2021.
“O município de Itabuna apresentou um plano de trabalho pelas fortes chuvas que caíram de 24 a 27 de dezembro. Chuvas que, nos últimos 50 anos, nada visto em nossa cidade e na região, gerando desabrigados e desalojados. Esse apoio [do governo federal] é fundamental para a retomada e alojamento dessas famílias que terão sua habitação com infraestrutura”, destacou o prefeito em vídeo institucional do Ministério do Desenvolvimento Regional.
“Isso dá dignidade, humaniza a nossa cidade que viveu fortes chuvas no passado. É um novo momento que Itabuna está vivendo”, finalizou.
Na publicidade, o ministro da pasta, Daniel Ferreira, avaliou que a medida só foi possível em razão de uma nova regulamentação editada pelo Ministério que autorizou repasses de recursos da Defesa Civil Nacional para estados e municípios que tiveram residências destruídas pelos desastres que ocorreram desde o ano passado em todo o Brasil.
Assista: