Na tarde deste sábado (6), a executiva estadual do Partido dos Trabalhadores realizou Ato em Defesa da Reforma Agrária com programação que inseriu a exibição do longa-metragem “Marighella”, dirigido por Wagner Moura, no Assentamento Jacy Rocha do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) em Prado, na Costa das Baleias, extremo sul do estado.
O evento contou com a participação do presidente estadual do partido, Éden Valadares, políticos, militantes e parte do elenco do filme, entre eles Wagner Moura, Herson Capri e Maria Marighella, atriz, vereadora da cidade de Salvador e neta de Carlos Marighella.
O município de Prado possui área de cerca de 4.000 hectares com diversos assentamentos do MST que viraram foco de conflitos agrários há mais de uma década. Em setembro do ano passado, o governo federal enviou a Força Nacional para interromper conflitos no Assentamento Rosa do Prado, no mesmo município. Circunstância que oportunizou um ano depois, em 28 de setembro deste ano, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido-RJ) entregar 213 títulos definitivos de propriedades a famílias do assentamento, quando cumpriu agenda na cidade vizinha, Teixeira de Freitas.
No último domingo (31), informações e notícias divulgas na internet relataram que homens armados colocaram fogo em veículos e fizeram integrantes do MST de reféns no Assentamento Fábio Henrique, também em Prado. O caso foi registrado na Delegacia Territorial (DT) de Teixeira de Freitas.