Porto Seguro será a sede do Governo Federal por um dia no próximo dia 22 de Abril, data da chegada dos navegadores a serviço da Coroa Portuguesa ao território depois chamado de Brasil.
Na ocasião, o Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, do Partido Liberal (PL), estará presente e vai despachar oficialmente no município como Capital Federal do país.
Bolsonaro também participará da polêmica ‘motociada’. O evento promete reunir “gregos e troianos”, desde o anfitrião e atual prefeito do município, Jânio Natal Andrade Borges, do mesmo partido do presidente (PL), e políticos da oposição ao gestor municipal.
A expectativa é de grande público pois os municípios das regiões do extremo sul e sul do estado da Bahia reportaram votação surpreendente ao então candidato Jair Bolsonaro no pleito de 2018, comparado aos votos de todo o estado, que representou 27,31% dos votos válidos, e do Nordeste, onde Bolsonaro ficou com 30,3%.
Naquela eleição, Jair Bolsonaro venceu o candidato Fernando Haddad, do Partido dos Trabalhadores (PT), em Buerarema, Itabuna, Eunápolis, Teixeira de Freitas e Itapetinga.
No segundo turno, Bolsonaro conseguiu repetir a liderança em Buerarema (55,26%), Itapetinga (53,69%) e Teixeira de Freitas (50,97%).
De acordos indicativos do “boca-a-boca”, nas eleições de outubro deste ano Bolsonaro deve aumentar a votação nessas regiões.
E é de Porto Seguro (radicada) uma das principais cabos eleitorais do presidente na Bahia e Nordeste, a médica e ex-secretária de Saúde do Município, Raíssa Soares, que ganhou projeção nacional na linha de frente do combate à pandemia do Covid-19.