A Câmara Municipal de Porto Seguro aprovou nesta quarta-feira (6/4) o Projeto de Lei Nº 062/2022, de autoria do Executivo, que reajusta a tarifa do transporte coletivo municipal de R$ 3,90 para R$ 4,50. O projeto foi aprovado com 12 favoráveis e dois contrários – dos vereadores Vinícius Parracho (DEM) e Kempes Neville – Bolinha (PSC), abstenção do vereador Lucas Barreto (PMB) e ausências dos vereadores Dr. Anderson Riceli (PODE) e Ronildo Alves – Nido (PSD).
Em seu discurso, o vereador Vinícius salientou que 2031 é o ano de encerramento do contrato com a viação Porto Seguro, responsável pelo transporte no município. Segundo o ele, em uma visita à empresa junto com o vereador Bolinha, foi constatado que “a empresa não tem a menor condição de continuar prestando serviço. Até 2031, se a situação não mudar continuaremos com o sistema de transporte completamente sucateado, sem funcionar”.
Para o vereador, o importante é discutir a mobilidade urbana para o município. “A gente precisa discutir a qualidade do transporte no município –, esse é o papel da câmara de vereadores”, enfatizou Vinícius.
O vereador Bolinha salientou a importância de se discutir o aumento da cesta básica e enxergar a situação através do olhar do povo e não sob a perspectiva da empresa. Ele ressaltou que o papel dos vereadores é fiscalizar a mobilidade urbana e salientou que o correto seria abrir uma licitação para livre concorrência, “ou então abrir a linha de subsídio para apoiar o povo e não a empresa. Deveríamos nos preocupar antes de tudo com o com o pão na mesa do trabalhador”, ressaltou.
Bolinha criticou ainda a situação da educação no município, e citou a contradição entre os investimentos declarados pelo Executivo e melhorias na área.
*Com informações CMPS