O prefeito de Porto Seguro, Jânio Natal (PL), informou em comunicado divulgado neste domingo (7) pela Secretaria de Comunicação do município, que irá promover, em breve, processo de licitação, para que empresas legalmente credenciadas e habilitadas a prestar os serviços possam apresentar suas propostas, sendo vencedora aquela que oferecer melhores condições de preços e desempenho.
São constantes as reclamações sobre os altos preços e péssimos serviços oferecidos pelas empresas que operam a balsa, responsáveis pela travessia de pedestres e automóveis entre Arraial d’Ajuda e Porto Seguro.
De acordo o comunicado, as reclamações demonstram que as empresas concessionárias, Buranhém e Rio Nave, não estão preparadas para atender à alta demanda dos serviços. Estão há trinta anos explorando os serviços, através de uma concessão frágil, cheia de vícios e sem a eficiência necessária.
Além disso, o Prefeito comentou que, além dos altíssimos valores cobrados, as empresas (Buranhém e Rio Nave) oferecem péssimos serviços e não possuem sistema eletrônico, para que a Prefeitura possa cobrar o ISS (Imposto Sobre Serviços) em cima de um valor correto. Hoje, o pagamento é feito conforme estimativa das próprias empresas, sem qualquer tipo de controle municipal, estadual e federal e com valor bem menor que o real. A Prefeitura promete que cobrará os cinco anos anteriores, dentro do valor exato.
“Temos que acabar, de uma vez por todas, com a cobrança diferenciada entre moradores e não moradores. Vamos acabar, também, com a cobrança diferenciada, a mais, nos feriados e fins de semana. Já pensou, você ter que pagar a mais nas suas compras, nos feriados e fins de semana? Isto é um absurdo!!!! Vamos dar um basta nestas desordens que o município vem sofrendo, ao longo desses anos! ”, garantiu o Prefeito Jânio Natal.