Uma grande quantidade de lixo, aparentemente madeira restos de construção e resíduos domiciliar, foram descartados irregularmente na rua dos Coqueiros, ao lado da Estação de Tratamento da Embasa, no Centro de Arraial d’Ajuda, e está gerando revolta dos moradores, que, com medo de apanhar, não podem falar nada.
Segundo informações, a responsável pelo malfeito é irmã de um ex-vereador e que costuma não aceitar questionamentos pois “parte para cima” – sem educação e tirada a valente.
Além de “enfeiar” a cidade, o descarte irregular ocasiona diversos problemas para a vida e saúde humana, constituindo ambiente favorável para a reprodução de animais e insetos peçonhentos – cobras, arranhas escorpiões – e que transmitem doenças para o ser humano, as zoonoses, como a dengue, zika e leptospirose, e condiciona outras pessoas a utilizarem esses locais para também descartar lixo. Fato é que há uma placa feita por um morador pedindo para não jogar lixo ali: “Colabore. Não deixe lixo aqui”, informa a placa.
Outra problemática criada por esta falta de educação é a insegurança, pois torna o ambiente propicio para esconderijo de armas, drogas, objetos oriundos de furto, roubo ou até para a prática de crimes como assaltos e estupro.
O vídeo mostrando o absurdo está circulando em várias redes sociais repercutindo negativamente a imagem do distrito turístico internacionalmente conhecido, e que pode causar negativo impacto financeiro para o município, pois turistas não devem levar boa imagem de um local sujo, tampouco querer visitá-lo. Na Bahia há cidades litorâneas com aspecto sujo e isso é um determinante para o baixo movimento turístico. Será se é essa a cidade que Porto Seguro quer se tornar?
Leia alguns dos comentários em redes sociais sobre o episódio no Arraial d’Ajuda:
“Muitos moradores ainda vivem com a síndrome do favelado infelizmente!! A prefeitura ainda ajuda fazendo a limpeza sem Penalizar o morador sujao mesmo com a legislação a favor do município”, opinou um homem..
“Estivemos aí semana passada por 10 dias… vi cenas como essa e comentei com meu esposo: Arraial que ninguém mostra”, relatou uma mulher.
“O que destrói esse país é o brasileiro, agora quando vai para fora querem passar a imagem de educados e civilizados”, comentou um homem.
“Porque as pessoas não dão valor onde mora?”, questionou uma turista paulista.