Foi inaugurada nessa segunda-feira (13/03) a Escola Indígena da Aldeia Novos Guerreiros, localizada no território da Ponta Grande, em Porto Seguro. Durante entrega da unidade, que vai atender cerca de 300 alunos, o empresário Luigi Rotunno, recebeu das mãos do cacique Roberto, uma placa de homenagem e agradecimento.
Emocionado, o Cacique relembrou que há um ano existia apenas o terreno e um sonho, mas com a colaboração de Luigi, logo depois da inauguração do poço que abastece a aldeia, iniciou-se a construção da escola. “Obrigado por ser um grande parceiro e padrinho da nossa Aldeia. Se hoje a escola está com essa estrutura, precisamos agradecer a você, que acreditou e nos apoiou lá atrás. Esse é um marco para o povo pataxó”, disse Roberto.
A escola tem duas salas de aula, banheiros e varanda, além de uma cozinha com refeitório que está sendo finalizada. Ela funcionará em três turnos, de manhã e à tarde para crianças, já o período da noite, para jovens e adultos, com 4 professores contratados pelo município. Apesar de estar dentro da Aldeia Novos Guerreiros, vai também receber alunos de outras comunidades vizinhas, que enfrentavam dificuldades para chegar a escolas no centro de Porto Seguro.
Durante esse momento histórico para os indígenas, Luigi destacou a importância de investir em educação. “Fico muito feliz de fazer parte dessa história, pois não há futuro sem educação de qualidade. Me lembro do dia que chegamos aqui com a primeira lajota e hoje trazemos o uniforme, que é um símbolo da realização desse sonho. Parabéns ao Cacique pela conquista e a todos que contribuíram de alguma forma. Esse legado ficará para sempre”, destacou o empresário Luigi Rotunno.