Apesar da alocação de milhões de reais dos cofres da prefeitura de Vitória da Conquista em contratos emergências do transporte público no município, o problema está longe de ser resolvido e é motivo de ampla e frequente reclamação da população, além de tema recorrente nos diversos meios de comunicação da cidade.
Âncora do programa Sudoeste Agora, da Rádio Clube FM, o radialista Humberto Pinheiro utilizou as ondas sonoras da emissora para relatar que esteve na Estação de Transbordo conversando com a população e o que ouviu foi queixa total sobre o transporte público ofertado no município.
Segundo ele, no programa apresentando na última quinta-feira (23/9), “não teve uma pessoa que me abordou, ou àquelas que eu abordei, que desse uma nota compatível, uma nota que se aproximasse de uma boa qualidade do transporte público de Conquista. Todas as notas que me passaram dizem que o transporte público de Conquista está sofrível, na qualidade, no atendimento, no atendimento ao público, no cumprimento de horários, na idade da frota, na qualidade da frota”. E classificou que o transporte público do município está “distante de ser um transporte público que atenda as expectativas da cidade”.
Como solução, Humberto sugeriu uma nova licitação cujo o preço da passagem seja estabelecido após estudos que apontem valor que custei um transporte de qualidade. “O que resolve isso é uma licitação que busque atender no seu escopo da chamada pública, do termo de referência, que especifique a qualidade da frota, a idade da frota, a quantidade, os horários a serem cumpridos. Os roteiros… Até desembocar na tarifa. É isso daí que transfere qualidade e que garante a qualidade para o usuário”, sugeriu.
Ouça na íntegra a avaliação feita por Humberto Pinheiro sobre o cenário do transporte público em Vitória da Conquista: