Como dizia Cazuza, “o tempo não pára” – Passada a eleição nacional, os bastidores começam a se aquecer para o pleito municipal do próximo ano.
O MDB, por exemplo, já lançou a vereadora e primeira suplente do partido a deputada estadual, Lúcia Rocha, como pré-candidata à Prefeitura de Vitória da Conquista. Ela está em seu oitavo mandato na Câmara Municipal da cidade e no ano passado alcançou 31.243 votos na disputa para uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), sendo 25.161 votos em Conquista.
Lá, O MDB venceu as duas últimas eleições municipais desbancando o candidato do PT e deputado estadual José Raimundo Fontes, interrompendo cinco gestões petistas consecutivas.
No entanto, ao menos no cenário estadual, o MDB e o PT passaram a caminhar no mesmo grupo, desde que a sigla indicou Geraldo Júnior como candidato a vice-governador ao lado de Jerônimo Rodrigues (PT). Com isso, a direção estadual do MDB pretende que o PT indique em Vitória da Conquista a cadeira de vice.
“Vamos querer que o PT indique a vice. Vamos sentar à mesa com o espírito sempre de união da base. Depois, precisamos colocar que quem quer apoio, tem que apoiar também. E definir critérios, não é porque é de partido A ou B. É critério de base do governo. Vamos tentar esse consenso”, declarou o presidente de honra do MDB, Lúcio Vieira Lima, sobre a disputa em Vitória da Conquista.
Questionado pela nossa reportagem, o advogado e vice-presidente do MDB em Conquista, Paulo Maurício, reforçou. “O nosso presidente de honra e amigo Lúcio Vieira Lima é uma águia na política. Não atoa o MDB baiano na eleição passada cresceu substancialmente. E para as eleições de 2024, o declarado por Lúcio traduz o que tem sido ventilado por todos os cantos da cidade e a vontade crescente do povo Conquistense em ter Lúcia Rocha Prefeita de Conquista”, declarou.
A atual prefeita do município, Sheila Lemos, do União Brasil, assumiu o posto em 2021 após a morte de Herzem Gusmão, por consequência da Covid-19, deve concorrer à reeleição, com o apoio de lideranças do partido na Bahia. Em 2022, ela participou ativamente da campanha de ACM Neto ao Governo do Estado na região.
O período até a eleição do ano que vem é curto, mas há muita ‘água para rolar’. Tudo pode acontecer. Inclusive, Lúcia Rocha a liderança política fundamental para a permanência do atual grupo governista à frente da administração local.
Notícias e política do Sudoeste, Extremo Sul e Sul da Bahia.