O Conselho de Ética da Câmara de Vereadores de Itabuna decidiu punir o vereador Danilo Freitas, do União Brasil, pelo período de 90 dias – de 11 de setembro a 11 de dezembro deste ano. Ele não vai poder se pronunciar durante as sessões realizadas no Plenário Raymundo Lima, além de ter que redigir um documento de retratação pública, que deve ser lido na Câmara e publicado nas mídias sociais.
A decisão foi tomada após analisar o discurso do parlamentar em junho deste ano, onde ele usou uma metáfora para se referir à primeira-dama, Andréa Castro, chamando-a de “Lessie”, enquanto descrevia o prefeito Augusto Castro (PSD) como um “Pitbull enraivecido”, inspirado na música do cantor O Polémico que estava popular na época. Embora não se referisse literalmente a cães, essa comparação usava características das raças para representar o comportamento do casal numa situação política, resultando em críticas negativas, gerando a punição classificada como “conduta desrespeitosa e ofensiva”.
Danilo falava sobre o prefeito de Ilhéus, Marão (PSD), quando disse a seguinte frase: “Mário [Alexandre] sempre foi do lado do PT. Todo mundo sabe disso. Só que Mário colocou sua esposa para ser candidata a deputada estadual e levou a candidatura até o final. O pitbull enraivado, no meio do caminho, pegou a lassie dele e botou dentro de casa, com medo das urnas”.
Augusto e Andrea Castro emitiram uma nota repudiando a citação do vereador e dizendo que “é inadmissível que um agente público, legítimo representante da população, utilize o plenário da Câmara de Vereadores para se referir de maneira ofensiva à senhora Andrea Castro, desrespeitando-a como mulher, primeira-dama, advogada, mãe e esposa”. Para o casal, a fala do vereador “se traduz em reprovável episódio de misoginia”. “Esperamos que a Câmara Municipal tome as devidas providências para repreender o comportamento de seu representante, demonstrando à população que a intolerância e a discriminação não têm lugar em nossa sociedade”, pontuou o casal na nota conjunta.
No mesmo dia, Danilo Freitas publicou uma nota de retratação, em que afirma ter feito “uma alusão lamentável utilizando o contexto em que o prefeito Augusto Castro compartilhou, em suas redes sociais, um clipe com a música ‘Pitbull Enraivado’ no qual ele próprio se intitula um ‘pitbull enraivado'”.
Freitas fala que, em momento nenhum, teve a intenção de ofender Andrea Castro e que sempre teve uma relação respeitosa com a primeira-dama, a quem admira “como mulher, mãe, advogada e esposa”.
“Sou um homem casado, criado pela minha avó, sempre fui defensor das mulheres. Ressalto aqui o meu respeito a todas as mulheres. Sabemos que vivemos ainda em uma sociedade machista, em que mulheres lutam todos os dias por uma sociedade mais justa, plural e igualitária”, argumentou o vereador.
A decisão do Conselho foi lida pelo presidente da Casa, Erasmo Ávila (PSD) durante a sessão plenária desta quarta-feira, dia 5.