Um projeto de lei para tornar Ilhéus Capital Nacional da Rota do Cacau e do Chocolate foi apresentado pelo deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA). O PL 4402/2023 teve aprovação da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados para seguir com a sua tramitação. O próximo passo será a deliberação na Comissão de Cultura.
Na justificativa, Lídice alega que a “Terra de Gabriela” desempenha um papel crucial na cacauicultura do Brasil, sendo um dos principais polos de produção do país. Apesar das crises vividas por conta da Vassoura de Bruxa e do endividamento dos produtores, a cacauicultura é uma das principais atividades econômicas de Ilhéus, gerando empregos e contribuindo significativamente para o PIB local.
Para a deputada, a chamada “Rota do Cacau e do Chocolate” é uma iniciativa turística que valoriza não apenas a produção de cacau e chocolate, mas também a história e a cultura em torno desses produtos. A rota inclui visitas a fazendas históricas, fábricas de chocolate, museus e outros pontos de interesse que relatam a trajetória do cacau e do chocolate na região. #ilheus também tem feito avanços na promoção de práticas sustentáveis de cacauicultura, com iniciativas voltadas para a produção orgânica e o uso sustentável dos recursos naturais, reafirmando o compromisso da cidade com a sustentabilidade.
“Conferir a Ilhéus o título de “Capital Nacional da Rota do Cacau e do Chocolate” será um reconhecimento merecido pela sua longa história, contribuição econômica e relevância cultural e turística. O título também incentivará ainda mais o turismo relacionado ao cacau e chocolate, servindo como um catalisador para novos investimentos e iniciativas de sustentabilidade na região”, finalizou Lídice.
Notícias e política do Sudoeste, Extremo Sul e Sul da Bahia.