Golpistas estão ativando números de telefones móveis e criando perfis no WhatsApp com fotos de políticos, geralmente tirada de redes sociais, para aplicar golpe financeiro.
O crime consiste em clonar a lista de contato da vítima e depois de criada a conta no aplicativo de mensagem com o novo número começa a chamar alguns contatos dizendo que mudaram de número e solicitam depósito de dinheiro, pagamento de boleto e outras modalidades de transferência de recursos, geralmente contando alguma história para justificar o pedido.
Neste sábado (29), o prefeito de Cândido Sales, no Sudoeste do Estado, Maurílio Lemos, do Partido Social Democrático (PSD), utilizou redes sociais para alertar que recebeu mensagem de um número desconhecido passando-se por ele. “Fui surpreendido em receber uma mensagem de origem desconhecida, mas um perfil com meus próprios dados, como contato de WhatsApp, com um link para pagamento de um boleto levando a suspeita de clonagem de meu número”, relatou.
O golpe tem se tornado frequente, principalmente casos com figuras políticas. Na última quinta-feira (27), o prefeito de Encruzilhada, Wekisley Teixeira, o Dr. Ley, do PSD, foi vítima do golpe. Episódio que também passara o vice-prefeito de Eunápolis, no Sul do Estado, Wanderson Barros (PSL), na terça-feira (25/1).
Ainda na publicação, Maurilio Lemos pediu atenção na comunicação com ele pelo telefone. “Oriento aos amigos, parceiros e todos aqueles que tiverem a necessidade de contato comigo por favor muito cuidado, pois está ocorrendo com muitas pessoas onde pude ter sido vítima”, acrescentou.