Muitas vezes a paixão político-partidária é um entrave para as boas relações entre governos de partidos/ideologias distintas, pois o eleitor/militante que se encaixa nesse perfil não admite ver o seu político ao lado de outro ideologicamente oposto. No entanto, o que não se pode negar, diante do polarizado cenário político, são os ganhos e perdas de capital político quando há um encontro nesse cenário, como aconteceu ontem, quarta-feira (12), entre o governador Rui Costa, o deputado estadual Jean Fabrício Falcão (PC do B) e Sheila Lemos (DEM), herdeira da cadeira do prefeito Herzem Gusmão, em Vitória da Conquista.
É sabido que o perfil do prefeito eleito Herzem Gusmão, no distorcido conceito esquerda e direita, era o de enfrentamento ao governo estadual e a sua base. Por isso, foi um dos motivos dele ter recebido grande parte de votos e apoio do eleitorado dito de “direita”. Ainda que, na real, ele não se encaixava neste perfil.
Na reunião de ontem, que durou cerca de duas horas, segundo divulgado pela Secom da prefeitura de Conquista, foram tratadas a continuidade e ampliação de projetos e obras do governo estadual no município. Mas o que causou repercussão não foram os assuntos pautados, e sim a foto entre os participes, ecoando certo alvoroço nas redes sociais e bastidores da política conquistense.
Em meados de 2019, Herzem Gusmão também cumpriu agenda em Salvador no gabinete de Rui Costa. Segundo consta, por igual intermédio do deputado Fabrício. A reunião causou certo estranhamento, mas foi vista pelos séquitos das partes como um gesto da política de boa vizinhança onde os anseios da população ficaram acima das diferenças partidárias. Contudo parou por ai. O que se viu depois foram desalinhamentos entre as duas gestões, em especial na condução ao enfrentamento da Covid-19 – o distanciamento social e político ficaram explícitos.
Desta vez, a ponte feita pelo deputado não teve igual resultado para Sheila. O eleitorado da chapa Herzem/Sheila e os “direitistas”, que são anti-petistas, parecem desconfiar do posicionamento ideológico e proximidade dela com a oposição, associando-a às suas recentes decisões, que incluem a nomeação em primeiro escalão de pessoas altamente críticas à gestão e pessoa de Herzem Gusmão, a desidratação da base herzista que a elegera, a nomeação do vereador Chico Estrella (PTC) como líder do governo na Câmara de Vereadores e o alinhamento com o governo do Estado no gerenciamento da pandemia.
Portanto, se os holofotes a acerca da reunião direcionaram-se em maior parte negativamente para ela, por outro lado foram amplamente positivas para o deputado, que, como diz a expressa popular “não é besta nem nada” surfou na onda da repercussão e ascendeu no cenário político conquistense. Uma boa sacada para a eleição do próximo ano.