Na sessão desta quarta-feira (11) na Câmara de Vereadores de Conquista, o vereador Chico Estrella (PTC) utilizou a tribuna do Plenário Carmem Lúcia para comentar as críticas recebidas pelo pronunciamento feito por ele na reabertura das atividades legislativas de Conquista na quarta-feira (4/8), e teceu novas críticas, dessa vez contra o presidente estadual do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Alex Futuca, e, também, o prefeito de Itapetinga Rodrigo Hagge (MDB).
O novo discurso do edil rendeu nova nota do MDB estadual assinada por Alex Futuca, que relatou “mais uma vez surpreendido” com o discurso do vereador que, “na falta de capacidade intelectual para travar o debate no campo da política, parte para o ataque a pessoas que não se encontram presentes para responder”, classificando a fala do edil como “piadinhas na tentativa de ser engraçado” para “desviar o foco do que verdadeiramente precisa ser discutido e respondido ao povo de Vitória da Conquista”, questionando a proposta e defesa de Chico Estrella de implantação da taxa de lixo no momento de pandemia onde o povo passa por dificuldades extremas.
Para Futuca, Chico Estrella, que é líder do governo Sheila Lemos, precisa responder é se a ex-vice-prefeita, Dona Irma Lemos, foi responsável pelo governo que ele diz ter sido desastroso e que, em nenhum momento, na condição de Vice-Prefeita e de Prefeita em exercício, ela não fez nenhum reparo à gestão. Ao contrário, era só elogios a ponto de indicar sua filha para compor a chapa com o saudoso Herzem Gusmão, reeleito com uma votação consagradora”, ponderou.
Sobre as críticas direcionadas ao prefeito de Itapetinga Rodrigo Hagge (MDB), definido por Chico Estrella como “prefeitinho”, Alex Futuca minimizou afirmando ser “tentativa de mostrar uma coragem que não tem”, além de atacar, na verdade, a cidade e o povo de Itapetinga!”, uma vez que a gestão do prefeito foi aprovada pela população que o reelegeu com ampla margem de votos.
Alex Futuca ainda afirmou que no passado Chico Estrella “costumava gritar” pelas ruas de Conquista “Herzem Gusmão ser o melhor ser humano e melhor político
que ele conheceu ao longo de sua vida”, sendo um porta-voz do falecido prefeito. E que naquela época, “escorriam boatos pelas ruas de Conquista que Chico Estrella se beneficiava financeiramente de pessoas humildes que o procuravam como a última opção em um momento de desespero econômico”, mas que jamais acreditou nesses “boatos”, e por isso o defendeu em inúmeras oportunidades. Futuca ainda acrescentou relatando que por esses “boatos” todos diziam que Chico Estrella faria Herzem Gusmão perder a eleição, mas que não o julgou pois respaldado em princípios constitucionais, e ofertando o benefício da dúvida, acreditou e acolheu o atual Vereador no partido, que agora “me ataca gratuitamente”, disse.
Por fim, informou que não responderá mais nenhuma fala do Edil, pediu desculpas ao povo de Conquista por se ver obrigado a responder “às baixarias do Líder do Governo”, solidarizando-se com o Prefeito Rodrigo Hagge e com a cidade de Itapetinga pelos “ataques sofridos, reafirmando o nosso respeito pelo legislativo municipal que não tem culpa de posturas individuais que podemos dizer, no mínimo, deselegantes”, concluiu.
Veja a nota na íntegra:
DIRETÓRIO ESTADUAL DO MOVIMENTO DEMOCRÁTICO BRASILEIRO – BAHIA
NOTA A IMPRENSA
Mais uma vez, fui surpreendido com o discurso do Líder do Governo Municipal que, na falta de capacidade intelectual para travar o debate no campo da política, parte para o ataque a pessoas que não se encontram presentes para responder. Além de usar de piadinhas na tentativa de ser engraçado e desviar o foco do que verdadeiramente precisa ser discutido e respondido ao povo de Vitória da Conquista!
O que o Edil precisa responder é se a ex-vice-prefeita, Dona Irma Lemos, foi responsável pelo governo que ele diz ter sido desastroso e que, em nenhum momento, na condição de Vice-Prefeita e de Prefeita em exercício, ela não fez nenhum reparo à gestão. Ao contrário, era só elogios a ponto de indicar sua filha para compor a chapa com o saudoso Herzem Gusmão, reeleito com uma votação consagradora.
O que ele precisa explicar é por quê, no momento como esse, onde o povo passa por dificuldades extremas causadas pela pandemia do COVID, ele vem propor e defender a implantação de uma taxa de lixo que só irá maltratar mais ainda a população de Conquista.
Na ânsia de atacar a todos, numa tentativa de mostrar uma coragem que não tem, tenta atingir o prefeito de Itapetinga, Rodrigo Hagge, recentemente eleito por uma esmagadora maioria, conseguindo apenas atacar, na verdade, a cidade e o povo de Itapetinga!
Ao tentar diminuir a gestão do Prefeito Rodrigo o chamando de “prefeitinho” e dizendo que a grande obra do prefeito foi construir um haras, esquece que, diferentemente de muitos que têm haras, como o existente no povoado da Estiva, ao lado do Alpha Ville, o prefeito Rodrigo Hage, tem nome, sobrenome e tradição no agronegócio através de toda a sua família, representada na figura do querido ex-prefeito e ex-deputado, Michel Hagge.
Ao contrário da postura do vereador que no passado costumava gritar pelas ruas de Conquista ser Herzem Gusmão o melhor ser humano e melhor político que ele conheceu ao longo de sua vida. Atuava em todos os cantos da cidade dizendo ser ventríloquo do saudoso Prefeito.
Naquela época, escorriam boatos pelas ruas de Conquista que o atual vereador se beneficiava financeiramente de pessoas humildes que o procuravam como a última opção em um momento de desespero econômico. Coisa que jamais acreditei, chegando a defende-lo em inúmeras oportunidades. E por este motivo todos diziam que edil faria Herzem Gusmão perder a eleição. Contudo, o MDB, sempre respaldado em princípios constitucionais e ofertando o benefício da dúvida, acreditou e acolheu o atual Vereador que agora me ataca gratuitamente.
Com essa nota, dou por encerrado o episódio! Não responderei mais nenhuma fala do Edil contra aquele que faz o povo de Conquista ter saudades, Herzem Gusmão. Na Casa do Povo de Conquista grandes figuras passaram e ocuparam a tribuna para discutir assuntos sérios e de interesse da população! E não para disseminar mágoas pessoais que nada acrescentam à população de Vitória da Conquista.
Termino pedindo desculpas ao povo de Conquista por me ver obrigado a responder às baixarias do Líder do Governo, me solidarizando com o Prefeito Rodrigo Hagge e com a cidade de Itapetinga pelos ataques sofridos, reafirmando o nosso respeito pelo legislativo municipal que não tem culpa de posturas individuais que podemos dizer, no mínimo, deselegantes.
Salvador, 11 de agosto de 2021.
Alex Futuca
Presidente do Diretório Estadual