Maior partido em número de filiados no Brasil, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) busca expandir sua sigla através de candidaturas próprias para prefeituras baianas. Em entrevista veiculada nesta sexta-feira (21) ao @interiorbaiano, o vice-presidente municipal do partido em Vitória da Conquista, no Sudoeste, o advogado Paulo Maurício, revelou uma das incógnitas que permeiam o cenário político no Extremo Sul baiano para as eleições do próximo ano: a candidatura de Ubaldino Júnior à prefeito de Porto Seguro – a Capital do Turismo de Lazer da Bahia, Nordeste e Brasil, e também o mais populoso da região composta por 21 municípios. (clique aqui para assistir ao vídeo).
Porto Seguro deverá ter um dos pleitos mais acirrados do Estado. São pré-candidatos(a) a ex-prefeita e atual deputada estadual Cláudia Oliveira (PSD), o empresário Luigi Rotunno (PSDB), que na eleição de 2020 concorreu à prefeitura local e surpreendeu com expressiva votação emplacando o terceiro lugar, além de apresentar crescente trânsito na avaliação do portosegurenses, e o atual prefeito Jânio Natal, do Partido Liberal (PL), que tem buscado reformular sua gestão conquistando lideranças dos opositores, a exemplo de Lívia Bitencourt, que assumiu no último mês a Secretaria de Assistência Social de Porto Seguro. Lívia foi secretária da pasta nos governos de Cláudia Oliveira (PSD), já foi vereadora e ensaiou candidatura a prefeita em 2020 pelo PT. Outro primeiro escalão da gestão Cláudia, o ex-secretário de Saúde Kerrys Ruas, embarcou no time de Jânio Natal, desarticulando ainda mais o time da ex-prefeita Cláudia Oliveira.
Ubaldino exerceu mandatos legislativos na Assembleia Legislativa da Bahia, Câmara Federal e foi gestor de município por dois mandatos. No entanto, tem se esquivado quando questionado sobre o tema afirmando que a decisão será tomada.
Natural de Nanuque, em Minas Gerais, e erradicado em Porto Seguro há décadas, Ubaldino Junior parece construir sua candidatura em silêncio, aguardando o momento correto para entrar em cena, ao melhor estilo mineiro , enquanto os evidentes pré-candidatos se movimentam na corrida à sucessão municipal.