O general Walter Braga Netto será o candidato à vice-presidência na chapa encabeçada pelo atual presidente Jair Bolsonaro. O anúncio foi feito em entrevista concedida por Bolsonaro ao “Programa 4 por 4” na noite deste domingo, 26. Braga Netto deixará nesta semana o cargo de assessor especial que ocupa no Palácio do Planalto desde abril de 2022.
A exoneração está prevista para ser publicada na próxima quinta-feira (30/6), junto a dos demais assessores de Bolsonaro que vão disputar as eleições.
Braga Netto assumiu a assessoria especial de Bolsonaro após deixar o Ministério da Defesa no final de março, com outros ministros que vão concorrer ao pleito deste ano.
Diferente de ministros e secretários, assessores só precisam deixar seus cargos em 2 de julho.
Até o momento, foram confirmados Geraldo Alckmin, do Partido Social Brasileiro (PSB), como pré-candidato a vice de Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), e Tasso Jereissati, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), vice de Simone Tebet, do Movimento Democrático Brasileiro (MDB).
DO QUARTEL PARA A POLÍTICA
O atual vice-presidente da República, General Hamilton Mourão, do Republicanos, é pré-candidato ao Senado Federal por Rio Grande do Sul. Assim como Braga Netto, os militares saíram do quartel direto para a vida política.