O atual vice-governador e presidente estadual do Partido Progressista, João Leão, quer ser candidato ao Senado Federal, assim como o presidente do PSD na Bahia, o senador Otto Alencar, quer ser candidato à reeleição, segundo revelou o senador e pré-candidato ao governo da Bahia Jaques Wagner (PT), em entrevista à Piatã FM nesta semana.
Segundo fontes dos bastidores da política na capital baiana, considerando a remota possibilidade de João Leão ficar bastante insatisfeito em ter o seu plano A não aceito e debandar da base governista, está sendo ventilado a indicação do deputado Federal Otto Alencar Filho, do PSD, como candidato a vice-governador, cargo que, até o momento, ainda é de escolha do PP.
O plano B da cúpula do PP no Estado é a indicação de Ronaldo Carletto, deputado federal, ou Nelson Leal, deputado estadual, para a função, caso não decida desembarcar do grupo.
O desejo do PT é manter a mesma estrutura. PT indica o candidato ao governo, o PP indica o postulante a vice-governador e o PSD lança candidato ao Senado.
Quer seja qualquer uma das duas indicações, os dois nomes tem ligações com o interior do Estado, especialmente Sudoeste e Sul do Estado, o que, em tese, fortaleceria a representatividade das regiões junto ao Estado, caso seja este o grupo vitorioso do pleito.