A 9ª edição da Copa do Mundo Feminina terá início hoje, quinta-feira, dia 20, com a Austrália e a Nova Zelândia como países-sede.
No Brasil, após solicitação da ministra Ana Moser, titular da pasta do Esporte, o governo decretou ponto facultativo para os servidores da administração federal nos dias de jogos da seleção brasileira.
O torneio vai até 20 de agosto. Mas a estreia da seleção brasileira feminina ocorre no próximo dia 24, contra o Panamá. A equipe está no Grupo F, que conta ainda com França e Jamaica (veja tabela abaixo).
Jogos do Brasil na fase de grupos:
24.jul, às 8h – contra o Panamá;
29.jul, às 7h – contra a França; e
2.ago, às 7h – contra a Jamaica.
Entretanto, o decreto não se estende aos Estados, Municípios e empresas privadas.
Na Bahia, o governador Jerônimo Rodrigues (PT), informou em recente conversa com a impressa que não vai decretar ponto facultativo. “Não vai ter [ponto facultativo]. Nós vamos fazer um movimento para que a gente possa torcer pela Seleção, mas não sou a favor e não vou decretar nem feriado e nem ponto facultativo”, garantiu Jerônimo Rodrigues. “O Estado precisa reverter uma situação na economia e vamos aguardar as oportunidades e ver o jogo depois, no replay”, acrescentou.