O vereador de Vitória da Conquista, Orlando De Oliveira Santos Filho, do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), teve seu mandato cassado pela Justiça Eleitoral nessa segunda-feira (23) em ação motivada por denúncia de fraude em cota de gênero nas Eleições 2020 envolvendo a coligação PRTB e o Patriotas. A decisão, que não é definitiva, alcança ainda duas colegas de partido do edil que ficam inelegíveis, além dos votos do PRTB anulados.
Segundo a Justiça Eleitoral, o vereador teve envolvimento com as candidaturas fantasmas de Jaqueline Rocha dos Santos e Fabiana Lima Lopes, que tiveram o “intuito deliberado de burlar a cota de gênero estabelecida pela lei eleitoral”.
Ainda na cassação, a Justiça informou que as duas não se portavam como candidatas, não faziam propaganda eleitoral em benefício próprio, mas sim em benefício de outros candidatos, e não tinham interesse em manifestar suas candidaturas. Além disso, as duas também mantinham vínculo conjugal com candidatos que disputavam o mesmo cargo.
De acordo Orlando Filho, em contato com o comunicador Pedro Alexandre Massinha, nem ele nem os outros réus sequer foram ouvidos, e que devem transcorrer no mínimo três anos para que saia uma decisão final.
O edil também utilizou redes sociais para informar que impetrou recurso e mostrou otimismo na retomada do cargo. “Nós não retrocederemos porque acreditamos na justiça. Sabemos da idoneidade do nosso mandato, campanha e partido. Já entramos com recurso, estamos tranquilos e serenos quanto a nossa vitória”, disse.
*Com informações Blog do Anderson e Blog do Massinha.