A prefeita de Vitória da Conquista, Ana Sheila Lemos Andrade, do Democratas/União Brasil, utilizou redes sociais na noite deste sábado (30) para relembrar a vitória nas urnas da Chapa Herzem Gusmão e Irma Lemos – sua mãe – no segundo turno da eleição para a prefeitura de Conquista, ocorrida em 30 de outubro de 2016. “Que lembrança boa o Instagram me trouxe… Há 5 anos estávamos comemorando a vitória de Herzem e Irma”, escreveu.
Naquela eleição, Herzem Gusmão, candidato do PMDB, teve 57,58% dos votos válidos (95.710 votos). Zé Raimundo, do Partido dos Trabalhadores, segundo colocado, teve 42,42% (70.513 votos).
A vitória no pleito encerrou uma hegemonia de 20 anos do Partido dos Trabalhadores à frente da gestão do município, foram cinco mandatos consecutivos. Mas a disputa política não parou por aí.
Nas eleições do ano passado (2020), Herzem disputou a recondução ao cargo, tendo como candidata a vice-prefeita Sheila Lemos, por indicação de sua mãe, Irma Lemos, a quem Herzem Gusmão entregou a definição do cargo, e foi reeleito prefeito de Vitória da Conquista no 2º turno, em novembro, com 97.364 votos, vencendo novamente o candidato do Partido dos Trabalhadores e atual deputado estadual Zé Raimundo.
Em 7 dezembro de 2020, uma semana após ter sido reeleito, Herzem foi diagnosticado com Covid-19. Pouco mais de sete dias depois, ele foi internado em Vitória da Conquista, no Hospital Samur, com complicações pulmonares causadas pela doença. Em 26 de dezembro, foi transferido para o Hospital Sírio Libanês, em São Paulo e depois encaminhado para UTI.
Apresentou melhora e ainda no hospital tomou posse do cargo em cerimônia virtual no dia 8 de janeiro. Na luta pela vida, ficou internado por mais de três meses, mas na noite da quinta-feira, 18 de março, perdeu a luta devido a complicações causadas pela doença.
No dia 22 de março do ano corrente, a Câmara Municipal de Vereadores de Vitória da Conquista realizou Sessão Solene que marcou a posse de Ana Sheila Lemos como prefeita do município.