A prefeitura de Vitória da Conquista, Sudoeste do estado, retomou a instalação de radares e lombadas eletrônicas nas vias da cidade, que, segundo informações, a medida será um verdadeiro “banho de radares”.
Somente na avenida Olívia Flores, Candeias, no trecho pouco após a Coelba até a rotatório que dá acesso à Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), imediações do shopping Boulevard, serão quatro equipamentos que tem por objetivo controlar a velocidade dos veículos sob pena pecuniária, a famosa multa, para quem circular acima do limite estabelecido para a via.
Além da Olivia Flores, ao menos outras cinco avenidas receberão os equipamentos que despertam amor e ódio nos munícipes – Paraná, bairro Patagônia; Brumado, Bairro Brasil/Zabelê; Siqueira Campos, no Recreio/Centro; Gilenilda Alves e Laura Nunes, Boa Vista.
Os equipamentos proporcionam mais segurança e organização do trânsito, sem dúvidas. Contudo, é sugestivo a boa sinalização desses locais onde serão instalados para que não tenha, a medida, aparência de viés financeiro: arrecadação. E tornar a função primaria, que é evitar acidentes, secundária.