Política com Dendê

(77) 98133-9199

  • Início
  • Política
  • Economia
  • Saúde
  • Turismo
  • Meio Ambiente
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Política com Dendê
  • Início
  • Política
  • Economia
  • Saúde
  • Turismo
  • Meio Ambiente
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Política com Dendê

Home Cidade

Conquista I Sem ordem judicial, prefeitura interdita Centro de Abastecimento; medida pode beneficiar concorrente

Política com DendêPor Política com Dendê
2 de julho, 2023
em Cidade
0
Conquista I Sem ordem judicial, prefeitura interdita Centro de Abastecimento; medida pode beneficiar concorrente
Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no WhatsappCompartilhe no Telegram

A prefeitura de Vitória da Conquista decidiu utilizar do poder de polícia e interditar o centro de abastecimento hortifrutigranjeiro que funciona na avenida Juracy Magalhães. A medida unilateral tomada na última sexta-feira (30) foi baseada em uma recomendação do Ministério Público do ano de 2011, quando do descumprimento de dois Termos de Ajustamento de Conduta (TAC), época em que a prefeitura era responsável pela manutenção do espaço.

No entanto, em 2018, a prefeitura entregou a administração do equipamento para a Associação dos Atacadistas de Hortifrutigranjeiros do Ceasa de Vitória da Conquista (Acatace), que justificou em nota que “até a presente data vem desempenhado o que é necessário para a sua permanência no local, inclusive cumprindo as determinações legais expedidas pela prefeitura, Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros e qualquer outro órgão fiscalizador”.

Doc. 04.2 – Laudo Vigilancia SanitáriaBaixar

Doc. 05 – Atestado de Conformidade – Projeto Corpo de Bombeiros AprovadoBaixar

Relatório de AcompanhamentoBaixar
Doc. 04.1 – Projeto da Vigilância Sanitária AprovadoBaixar

A Associação destacou ainda profundo respeito pelas instituições, mas considerou a decisão da gestão municipal “precipitada e temerária”. De acordo a associação, “não houve sequer uma comunicação prévia”. Com isso, a interdição poderá “gerar prejuízos incalculáveis”, como a perda dos produtos perecíveis, desemprego, desabastecimento na cidade, região e aumento dos preços dos alimentos em um momento em que a economia luta para se recuperar.

Segundo a Acatace, o equipamento fornece alimento no atacado e varejo para mais de 100 municípios do sudoeste da Bahia e crucial na geração direta e indireta de emprego para mais de 6 mil pessoas.

A medida unilateral da prefeitura de Vitória da Conquista poderá beneficiar um empreendimento concorrente recente inaugurado na cidade que não ganhou no livre mercado o interesse de mudança dos permissionários do equipamento interditado.

“Estamos empenhados na regularização dos quesitos apontados pelo Ministério Público. Valorizamos o trabalho da Vigilância Sanitária e do Corpo de Bombeiros, que aprovaram os projetos de melhorias que atualmente estão em execução”, acrescentou a administração do Centro interditado.

Leia a nota na íntegra:

NOTA-DE-ESCLARECIMENTO-2Baixar

Versão da Prefeitura

Em entrevista coletiva neste sábado (3), na Prefeitura da Zona Oeste, o Governo Municipal de Vitória da Conquista falou sobre a medida administrativa adotada na sexta-feira (30), que resultou na interdição do local onde funcionava o Centro de Abastecimento, na avenida Juracy Magalhães. A medida decorre da necessidade de atendimento da Recomendação do Ministério Público do Estado da Bahia Nº 01/2023 Ref. IDEA 644.9.436156/2022, Processo Nº 0001902-44.2011.8.05.027. A ação foi realizada pelas secretarias municipais de Infraestrutura Urbana, Saúde e Serviços Públicos. O secretário municipal de Infraestrutura Urbana, Jackson Apolinário Yoshiura, e o procurador-geral do Município, Jônatan Nunes Meireles, reforçaram que, ao fazer com que a medida fosse cumprida, o principal objetivo foi a manutenção da integridade física de produtores e consumidores que frequentam o local, já que as instalações não atendem aos critérios exigidos pelos órgãos de fiscalização e segurança. “Hoje, nós estamos falando de interdição. Mas poderíamos estar tratando da perda de uma vida”, observou Jackson, mencionando as condições precárias do Ceasa e relembrando casos recentes de incêndios ocorridos nas instalações de empresas, como o Atacadão, a Havan e a Viação Novo Horizonte. Ainda de acordo com o secretário, as adequações não foram feitas pela Associação dos Comerciantes Atacadistas de Hortifrutigranjeiros do Ceasa (ACATACE), desde que a entidade assumiu a responsabilidade pela gestão, há oito anos.

Imagem: BLOG DO ANDERSON

Tampouco há nos arquivos da Prefeitura de Vitória da Conquista registros oficiais que comprovem alguma iniciativa, por parte da entidade, no sentido de atender às exigências, embora o Poder Executivo tenha adotado seguidas providências administrativas para que a ACATACE promovesse melhorias estruturais, tanto na área sanitária quanto no aspecto da segurança das instalações. Com a manutenção dos riscos, o MP instaurou novo procedimento, inclusive para punir agentes públicos que eventualmente permitissem que a ACATACE continuasse funcionando de forma irregular. Além disso, a ACATACE não permitiu que a Administração Municipal identificasse os pequenos produtores que trabalham no local e pudesse pôr em prática um plano de realocação desses trabalhadores. “Nós já temos alternativas, mas precisamos identificar esses pequenos produtores. A Prefeitura não vai poupar qualquer esforço para que eles tenham o seu espaço para trabalhar”, assegurou Jackson. Os representantes do Governo Municipal disseram ainda que caso os produtores queiram eles mesmos informar seus dados para terem acesso à tutela oferecida pela Prefeitura, devem procurar a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SESEP), a partir da segunda-feira (3). “O Município não vai limitar qualquer atividade de iniciativa econômica, desde que seja feita em condições adequadas”, concluiu o titular da SEINFRA.

Justificativas: em janeiro deste ano, a Diretoria de Vigilância em Saúde do Município informou à Procuradoria-Geral do Município que estava tomando providências em relação à situação. No entanto, apesar da diligência do órgão público junto à Associação dos Comerciantes, solicitando a adoção de ações para regularização das pendências no local, não se registrou o avanço esperado. Para se ter uma ideia, foram feitos 16 apontamentos pela 8ª Promotoria de Justiça de Vitória da Conquista. Entre os quais, se destacam: o laudo emitido pelo Corpo de Bombeiros em que ficou constatado que as instalações do Ceasa expõem os comerciantes, consumidores e demais presentes a risco de incêndio, acidente e pânico, podendo ocasionar desde simples lesões e queimaduras de 1º grau, a lesões mais graves e incapacitantes, queimaduras graves e até a morte. A ausência de licença da Vigilância Sanitária para atestar as condições mínimas de higiene para funcionamento também é um fator importante. A Promotoria ainda destaca, que a falta de segurança e o risco de incêndio ocasionado por todas as circunstâncias constatadas ao longo do trâmite processual, corroborado pela ausência das licenças e atestado pela ausência da adoção de qualquer medida para modificar as condições precárias do Centro de Abastecimento, autorizam o uso da medida extrema de paralisação das atividades. As razões trazidas pela Promotoria de Justiça com base em laudos, impôs a atuação da gestão pública municipal em cumprir, no prazo estabelecido, a Recomendação do Órgão de Fiscalização Ministerial.

Tags: Associação dos Atacadistas de Hortifrutigranjeiros do Ceasa de Vitória da Conquista (Acatace)ConquistaSheila LemosVitória da Conquista

Posts relacionados

Conquista I Retorno da ExpoConquista marca êxito da articulação de Quinho Tigre

Conquista I Retorno da ExpoConquista marca êxito da articulação de Quinho Tigre

8 de junho, 2024
Conquista I Jerônimo Rodrigues autoriza início da pavimentação entre Pradoso e Bate-Pé, entrega máquinas e equipamentos

Conquista I Jerônimo Rodrigues autoriza início da pavimentação entre Pradoso e Bate-Pé, entrega máquinas e equipamentos

8 de junho, 2024
Conquista I “Finalmente a obra vai sair”, comemora Lúcia Rocha sobre luta pela pavimentação da estrada de Bate Pé

Conquista I “Finalmente a obra vai sair”, comemora Lúcia Rocha sobre luta pela pavimentação da estrada de Bate Pé

6 de junho, 2024
Lençóis I Governador Jerônimo Rodrigues celebra convênio para a construção de Hospital Municipal

Lençóis I Governador Jerônimo Rodrigues celebra convênio para a construção de Hospital Municipal

1 de junho, 2024

Mais vistos nos últimos 7 dias

  • Tecnologia: Prefeitura de Belo Campo utiliza drone em levantamento topográfico de projeto para pavimentação da BA-630

    Tecnologia: Prefeitura de Belo Campo utiliza drone em levantamento topográfico de projeto para pavimentação da BA-630

    0 compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • “Bolsonaro acorda pensando na minha sunga apertada”, diz Doria

    0 compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Itabuna: pré-candidato a deputado estadual, Pancadinha ganha apoio de Presbítero Uedson Xavier, ex-Moreno do Kaprixo

    0 compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Conquista: deputado federal conquistense Sérgio Brito participa de lançamento de livro sobre Herzem Gusmão

    0 compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Conquista: pai dos Minotauros “parte para cima” de vereador

    0 compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0

Próximo post
Conquista I MDB repudia ação da prefeitura de interdição de centro de abastecimento – “Truculenta, autoritária e antidemocrática”, diz a nota

Conquista I MDB repudia ação da prefeitura de interdição de centro de abastecimento - “Truculenta, autoritária e antidemocrática”, diz a nota

Notícias e política do Sudoeste, Extremo Sul e Sul da Bahia.

Siga-nos nas redes sociais:

Envie-nos fotos, vídeos e/ou relatos. Iremos analisar todo o conteúdo e transformá-lo em notícia.

(77) 98133-9199

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Política
  • News
  • Economia
  • Cultura
  • National
  • Esportes
  • Saúde
  • Turismo
  • Opinião

Envie-nos fotos, vídeos e/ou relatos. Iremos analisar todo o conteúdo e transformá-lo em notícia.

(77) 98133-9199

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Coletamos dados para melhorar o desempenho do site, além de personalizar conteúdo e anúncios. Você pode configurar suas preferências no seu navegador e conferir a nossa Política de Privacidade
LI E CONCORDO
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
SALVAR E ACEITAR