A prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos, do União Brasil, anda atrasando a repaginação do quadro de comissionados, em especial do secretariado, o que vem atrapalhando sua gestão com a morosidade na execução de serviços, que, por sinal, está sendo grande fonte de reclamações da população.
Na Sessão Ordinária desta quarta-feira (16) da Câmara de Vereadores, o líder do governo, o vereador Francisco Estrela Dantas Filho, do Partido Trabalhista Cristão, voltou a tecer críticas contra os comissionados e servidores em seu pronunciamento, fazendo uma comparação a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA) que lhe atendeu no último domingo (13), quando acionou o gerente Manoel Carlos de Sá Roriz Vargas Marques para a desobstrução de uma Caixa de Esgoto no Loteamento Cidade Modelo.
“Que este exemplo sirva para os servidores da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, principalmente aqueles nomeados, que nos atendam e resolvam os problemas dos nossos munícipes. Que munícipe tem problema não é só dia de semana, é final de semana também. E aqueles que efetivamente não tenham ou não querem e querem curtir o seu final de semana que arrumem outro emprego, porque o Serviço Público não é lugar para essas pessoas”, disparou Estrella.
Sheila Lemos parece sofrer calada por ter herdado o mandato, na condição de vice, para manter cargos que adquiriram vícios ao longo dos últimos anos.
Ainda nesta quarta-feira (16), a prefeita assinou o decreto N° 21.752 dispondo de medidas para reduzir as despesas, entre elas o controle dos gastos de custeio e de pessoal.
Com isso, ficando autorizada a revisão de gratificações a todos os servidores, sejam comissionados, temporários ou efetivos, para exclusão ou mesmo readequação aos limites de despesas com pessoal.
De acordo às justificativas expostas no Decreto, o objetivo é equilibrar receitas e despesas devido à desaceleração da economia vivenciada no contexto nacional e internacional. Mas, na verdade, parece um ultimato para os comissionados mostrarem serviço.