A prefeitura de Vitória da Conquista, Secretaria de “Mobilidade” Urbana e o Sistema Municipal de Transito (Simtrans), responsáveis pelo gerenciamento do trânsito das vias no município, instalaram placas de sinalizações de trânsito no “meio” das calçadas, criando obstáculos na faixa onde deveria ser para pessoas transitarem: Uma bizarrice!
Parece que no município, a palavra “mobilidade” é apenas um termo empregado por estar na “moda”, mas que pouco importa o seu significado.
Também, a política de “policiamento” em cargos do setor na prefeitura, em vez de profissionais de engenharia de tráfego e trânsito, arquitetos e urbanistas, tornam secundárias medidas primárias e eficientes, como intervenções que proporcionem mais organização, fluidez, segurança e, verdadeiramente, MOBILIDADE, que é o deslocamento na cidade de um ponto a outro nos diversos modais SEM obstáculos. E o protagonismo passa a ser a confusão e punição: multas.
Os registros da “imobilidade” foram feitos nas avenidas Expedicionários e Leonídio Oliveira, que liga o bairro Recreio ao Centro, esta, inclusive, é uma via transformada em Binário há poucos anos. Sem reestruturação e sinalização precária, coloca a vida de pessoas em risco, como apontado em matéria anterior pelo Política com Dendê (leia abaixo).