Na Bahia, o Partido Social Democrático (PSD) ampliou em duas cadeiras (+50%) o número de deputados federais eleitos neste ano, frente ao pleito de 2018 – de quatro para seis parlamentares –, liderando, ao lado do União Brasil, as siglas com maior número de representantes do Estado para a próxima legislatura da Câmara Federal, 2023-2026.
Com quase 100 mil votos (99.815), diante da disputa acirrada na legenda, o deputado federal Charles Fernandes, ex-prefeito de Guanambi, no Sudoeste, não conseguiu a renovação do seu mandato, ficando na 1ª suplência.
No entanto, o parlamentar deve assumir o posto com a nomeação de Otto Alencar Filho (PSD) – deputado mais votado da Bahia (200.869) – na Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra).
O nome do filho do senador Otto Alencar, presidente estadual do partido, que já vinha sendo ventilado, consta numa lista extraoficial de secretários que podem ser anunciados no Governo Jerônimo Rodrigues.
Paulo Coutinho – Secretaria de Segurança Pública
Otto Filho – Secretaria de Infraestrutura
Carlos Melo – Casa Civil
Olívia Santana – Secretaria da Cultura
Bruno Monteiro – Secretaria de Comunicação Social
Geraldo Júnior – Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Adolpho Loyola – Chefia de Gabinete
Manoel Vitório – Secretaria da Fazenda
Luiz Caetano – Secretaria de Relações Institucionais
Afonso Florence – Secretaria de Educação
Osni Cardoso – Secretaria de Desenvolvimento Rural
Diogo Medrado – Secretaria de Turismo
Existe também, remota, a possibilidade de Charles Fernandes assumir a pasta. Atualmente, a Seinfra é ocupada por Marcus Cavalcanti, cujo destino, em 2023, deve ser Brasília, uma vez que ele pode assumir um cargo na Casa Civil do governo Lula, pasta da qual o governador Rui Costa (PT) será chefe a partir de 1º de janeiro.