Os líderes do Senado e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e Arthur Lira (PP-AL), já estão em discussões iniciais para escolher os próximos líderes das duas casas. Embora as eleições para esses cargos ocorram apenas no próximo ano, as negociações estão em pleno andamento.
De acordo com o jornal O Globo, Lira vem se movimentando para que o deputado federal baiano Elmar Nascimento (UB) seja o próximo presidente da Câmara. Já Pacheco tenta viabilizar o nome de Davi Alcolumbre (UB-AP) para o comando do Senado.
No entanto, adversários pela presidência das Casas acreditam que o apoio dos atuais ocupantes dos cargos basta para que eles possam sair vitoriosos das disputas. No Senado, Alcolumbre terá a concorrência de partidos como o PL, o MDB e o PSD, que pode indicar o senador baiano Ângelo Coronel para a eleição pela presidência do Senado.
Na Câmara, Elmar Nascimento tem a concorrência do outro baiano, o deputado Antônio Brito (PSD). O líder do PSD na Câmara vem tendo o seu nome cotado para concorrer a prefeitura de Salvador no ano que vem. No entanto, o presidente do partido na Bahia, o senador Otto Alencar, vem defendendo a retirada de Antônio Brito da disputa para focar na disputa pela presidência da Câmara.