Viralizou na última semana um vídeo cujo o protagonista, um simpatizando do presidente Jair Bolsonaro, lava seu veículo com gasolina para comemorar a redução do preço do combustível. Na gravação, ele exaltou o nome do presidente. “Graças a Bolsonaro”, dizia ele – assista clicando aqui.
Mas não parou por ai. Nesta semana, foi a vez de um adepto de Lula fazer o mesmo. O petista afirmou que a gasolina está ficando barata e a diminuição do preço se deve a Lula. “É o Lula que está fazendo isso. O Lula nem chegou ainda e já está fazendo efeito”, gritou – assista clicando aqui.
LEI FEDERAL
As recentes reduções dos preços dos combustíveis aconteceram após o presidente Jair Bolsonaro, do Partido Liberal (PL), sancionar a Lei Complementar 194, de 2022, limitando ao máximo de 18% a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de combustíveis, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo (Imposto Estadual), e zerando até 31 de dezembro de 2022 a incidência do imposto federal PIS/Cofins sobre as operações com gasolina e etanol.