Na manhã desta segunda-feira (17), o ex-prefeito de Salvador ACM Neto utilizou de plataforma on-line para lançar o seu projeto (também vista como estratégia eleitoral) “Pela Bahia” (clique aqui para assistir na íntegra), no qual ele irá, juntamente com a sua equipe, percorrer todas as regiões do Estado e as principais cidades em um período de um ano com o objetivo de compreender a realidade econômica e social de cada região para discutir problemas, pensar soluções e encontrar novas potencialidades para o desenvolvimento do Estado. “Nosso maior objetivo é ouvir as pessoas”, afirmou ACM Neto durante a apresentação da estratégia, que pode ser vista como eleitoral.
Para isso, foram mapeadas 15 regiões a partir de cinco eixos temáticos: econômico, sociocultural, ambiental, tecnológico e político. Com base nos resultados encontrados, será construído um plano de diagnósticos e de ideias para o Estado de acordo as potencialidades e fragilidades de cada região. O material vai ser disponibilizado em versão impressa e também em site que permitirá a participação da população baiana.
Na apresentação, que durou cerca de 24 minutos, ACM Neto divulgou que a primeira região a ser visitada será a Chapada Diamantina. O grupo estará entre os dias 20 e 21 deste mês nas cidades de Mucugê, Ibicoara, Barra da Estiva, Abaíra e Piatã.
Após a apresentação do projeto, representantes de seguimentos da comunicação baiana tiveram em um espaço de cerca de uma hora a oportunidade de fazer perguntas. Interrogado por Anderson, do Blog do Anderson, de Vitória da Conquista, ACM Neto considerou como natural a aproximação da prefeita do município com lideranças da oposição, reconheceu a importância do município no cenário político, mas negou a existência de qualquer conversa para a composição da chapa majoritária em uma eventual candidatura dele ao governo do Estado, invalidando a informação do nome de Herzem Gusmão como possível vice. “Essa é uma discussão que sequer isso não começou a ser ventilado, sequer discutido”.
No entanto, a informação foi amplamente ventilada nos bastidores da política baiana. Sem sombra de dúvidas, devido ao seu enfrentamento aos governos do PT, um dos nomes mais fortes e cotados, não apenas como vice, mas até para ser candidato direto, como defendeu Roberto Jefferson, era o de Herzem Gusmão. Veja algumas publicações disponíveis na Internet:
Hérzem Gusmão tem nome especulado para ser o vice de ACM Neto em 2022