Está em andamento um abaixo-assinado on-line criado para pressionar o prefeito de Porto Seguro, Jânio Natal (PL), e o secretário de Meio Ambiente do município, Jânio Júnior, a interromperem o início da derrubada de uma área remanescente de Mata Atlântica situada no entorno da Trilha Ecológica da Pitinga, por onde corre afluente do Rio Mucugê em direção à praia, no distrito de Arraial d’Ajuda.
Segundo o documento coletivo, a supressão da vegetação foi aprovada pela Prefeitura de Porto Seguro na gestão anterior para favorecer usuários de um futuro empreendimento no alto do morro, facilitando o acesso dos veículos destes à praia da Pitinga, e a eventual derrubada da imensa diversidade de árvores, colocará em risco pássaros de várias espécies (incluindo pica-paus, tucanos, corujas, periquitos, etc), saguis, saruês e bichos-preguiça, entre outros animais. Além de nascentes de córregos, riachos e rios correrem risco de extinção.
Em vídeo, uma das promotoras da medida mostra uma marcação feita em uma das árvores condenada a ser abatida. Ela alerta que o risco da derrubada é real e imediato, por isso, está tentando sensibilizar a prefeitura a interromper o desmatamento. “Estou aqui fazendo um barulho para esclarecimentos antes que a prefeitura derrube e pergunte para população alguma coisa. As pessoas aqui do bairro dos Corais estão assustadas. Parece que um grande hotel vai ser construído.
O Abaixo-assinado pede ainda que a prefeitura transforme, prontamente, a área que abrange a Trilha Ecológica do Pitinga em uma Unidade de Conservação para sua proteção. E reforça que preservar o Meio Ambiente é direito e dever de todo o cidadão e cidadã, residente ou não no Arraial d’Ajuda, e tem que ser respeitado.
Até o momento do fechamento desta matéria, 1.160 pessoas assinaram o abaixo-assinado. Para ler e assinar clique aqui.
Vereador Vinícius Parracho (DEM) lidera o caso
O movimento de preservação do bioma do município tem sido difundindo na Câmara de Vereadores de Porto Seguro pelo vereador Vinícius Parracho (DEM). O edil está promovendo um debate sobre Unidades de Conservação como Solução no Município que será realizado às 19h desta segunda-feira (24). O evento será virtual pela plataforma Google Meet e as inscrições estão sendo realizadas por meio do e-mail viniciusparracho1@gmail.com