O produtor musical Conquistense Fernando Gusmão, ex-proprietário de bandas como Rasta Chinela e Clima Quente (bastante conhecidas nos cenários regional, estadual e nacional), também ligado à Xodó Produções (uma das mais tradicionais da cidade e fundada pelo seu pai), filiou-se recentemente ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), que é liderado no município por Irma Lemos, mãe da prefeita vice-prefeita (leia-se prefeita) Sheila Lemos (DEM).
Na recente repercussão envolvendo o secretário de Cultura, Turismo, Esporte E Lazer de Vitória da Conquista, Adriano Gama, o nome de Fernando entrou em evidência nos bastidores da política conquistense como possível nome para o cargo. Insatisfeito com a fala do secretário, Fernando esteve na manifestação que ocorreu ontem, sexta-feira (14), em frente ao Paço municipal.
Além do seu know-how no ramo cultural, Fernando conta com a confiança do clã Shelista, visto estar no berço do executivo municipal: é cunhado de Sheila Lemos.
Outros nomes também foram ventilados para a pasta, como o do cantor, compositor e violeiro Eugênio Avelino, popularmente conhecido como Xangai, os forrozeiros Edigar Mão Branca, Rony Barbosa e até (em menor força, mas lembrado) o repentista Onildo Barbosa, pai de Rony.
No entanto, parece que, por enquanto, Adriano balançou, mas não caiu – não “lacrou”, mas também não foi “cancelado”.