A Estação central de transporte público intraurbano Herzem Gusmão (Estação Herzem Gusmão), em Vitória da Conquista, deve ser inaugurada no próximo 2 de junho, data em que o ex-prefeito reeleito do município completaria 73 anos.
Reestruturado, o equipamento, uma das lutas de Herzem, conta com nova cobertura, pavimentação rígida em concreto armado, iluminação em LED, assentos, piso regular com acessibilidade nas plataformas de embarque com proteção em vidro. No lado externo, paisagismo, pavimentação flexível (asfalto) e calçada com acessibilidade construída em parceria com os comerciantes locais. E, em toda a área, sistema de manejo de águas pluviais: drenagem.
Foram investidos na obra mais de R$ 6,6 milhões – recursos de empréstimo na Caixa Econômica Federal, através do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (FINISA).
Herzem Gusmão
Diagnosticado com o novo coronavírus em dezembro de 2020, após ficar vulnerável à doença durante a intensa campanha política, Herzem Gusmão faleceu em 18 de março de 2021, em São Paulo, onde esteve internado por mais de dois meses.
Além da denominação, será fixado na área do equipamento público um busto em sua homenagem.