A fotógrafa amadora Patrícia Cançado, de São Paulo, venceu uma das categorias de um concurso internacional com uma fotografia registrada por meio do seu smartphone na praia do Espelho (Curuípe), em Trancoso, distrito de Porto Seguro.
A brasileira ficou em primeiro lugar na categoria “Pessoas” do concurso iPhone Photography Awards (IPP), que é uma premiação que avalia imagens feitas usando um Iphone e seleciona as melhores em categorias como Melhor Foto, Abstrato, Arquitetura, Fotógrafo do Ano, Arquitetura e outros.
Em entrevista ao Estadão, ela contou que a imagem surgiu por acaso durante férias que passou na capital do turismo de lazer. “Vi duas mulheres andando com o mesmo maiô, uma com um cabelo vermelho, lindas e fui pedir para fotografá-las”, explica. Perguntada, elas disseram que tinham mais outras duas mulheres da mesma família usando o mesmo modelo de roupa de banho. Então, resolveu registrar as quatro, que são gaúchas e estavam também em férias em Porto Seguro.
“Achei super poderoso quatro mulheres viajando sozinha, na Praia do Espelho, com uma relação legal com seus corpos, se achando bonitas”, diz Patrícia. “A história dessas mulheres com seus corpos foi o que me chamou atenção. Eu não queria um tom de piada, de olhar aquilo como exótico, queria trazer delicadeza”, continua a fotógrafa, que também é jornalista.
Ela conta que, depois de publicar em sua rede social, recebeu mensagens de pessoas elogiando o registro e outros incentivando que ela inscrevesse a imagem em um concurso. “Muitas mulheres me escreveram dizendo como aquela foto tinha sido forte para elas”, lembra.
A fotografia está também concorrendo a um concurso fotográfico da revista Lens Culture, chamado Summer Open 2022, que vai escolher as 20 melhores para uma exposição em Londres.
Foto: Patrícia Cançado/IPP Awards
Notícias e política do Sudoeste, Extremo Sul e Sul da Bahia.