O vereador de Itapetinga, no sudoeste do Estado, Anderson da Nova, do União Brasil, enviou para a Câmara o projeto de Lei n°15/22 de sua autoria que “Institui o Dia do CAC (Caçador, atirador e colecionador), no âmbito municipal.
O edil justificou que o projeto visa homenagear uma atividade que cada vez mais cresce não só no município de Itapetinga, mas em todo Brasil.
No entanto, levantamento feito pela página @itapetinga_verdade aponta que não há registro oficial que na região de Itapetinga a existência de adeptos da modalidade de caça legal autorizada pelo IBAMA, em consulta feita ao Sistema Integrado de Manejo de Fauna (SIMAF), nem mesmo relatos que exista um grupo organizado de colecionadores de armas de fogo no município.
Além disso, enquanto a prefeitura investiu na requalificação e investe na manutenção do Parque da Matinha (@matinha.parque ), que promove a preservação, conservação e recuperação da biodiversidade, o legislador vai na contramão estimulando e dando protagonismo a atividade da caça.
Lobby ou falta do que fazer?
Veja a proposta na íntegra: