Um radialista aposentando de 69 anos, de nome Walter Barbosa, foi agredido por um funcionário da prefeitura de Itabuna, no Sul do Estado, na porta de sua residência, no bairro Vila de Itamaracá, por prometer denunciar a Unidade de Saúde da Família (USF) Ubiratan Moreira, situada no bairro, no atraso de entrega de resultados de exames.
O fato aconteceu na última terça-feira (19). Três servidores vinculados à USF foram tirar satisfação ao radialista, segundo apurado pelo portal Vermelinhoba. Um deles, Florisvaldo de Jesus Couto, gerente da unidade, invadiu a casa de Walter e queria saber sobre a denúncia. O radialista afirmou que iria fazer a denúncia na secretaria de saúde. O funcionário da secretaria, muito truculento acusou o radialista de ter roubado 30 peixes. Houve discussão e o funcionário agrediu Walter Barbosa. A vítima procurou o Complexo Policial de Itabuna, onde denunciou o crime.
O prefeito de Itabuna, Augusto Castro, do Partido Social Democrático (PSD), demitiu na manhã de hoje, dia 20, o gerente da USF e determinou a abertura de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) envolvendo os outros dois servidores, depois de tomar conhecimento da agressão verbal e física dos três funcionários contra o radialista aposentado.
“Nos solidarizamos com Walter Barbosa e os seus familiares. Não admitimos sob hipótese alguma nenhum tipo de ação truculenta em nossa gestão. Repudiamos, com veemência, todo tipo de violência”, desabafou o prefeito Augusto Castro.
Em relação ao motorista Paulo Sérgio Freire Dantas e ao auxiliar administrativo Reidinaldo Alves Barreto, por serem do quadro efetivo, foram temporariamente afastados de suas funções e responderão a um PAD, com amplo direito de defesa e as medidas administrativas necessárias que serão adotadas.