A ex-prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira, do Partido Social Democrático (PSD), usou de balão de ensaio para ter o nome ventilado na região do Extremo Sul do Estado numa suposta pré-candidatura a deputada federal, que quebraria acordo com o deputado federal Uldurico Júnior, agora no MDB, para a dobradinha nas eleições de outubro deste ano, ele buscando a recondução à Câmara Federal enquanto ela sairia a estadual.
Passada a colheita da manobra midiática, a política agora esbarra numa notícia inesperada: o tenente coronel da PMBA Anacleto França, que comandou o Batalhão de Porto Seguro por mais de cinco anos durante os oito anos de gestão de Cláudia Oliveira na prefeitura, também será candidato a deputado estadual e pela sigla do atual prefeito Jânio Natal, o Partido Liberal (PL), oposição ao grupo da ex-prefeita nas esferas municipal, estadual e federal.
À frente do 8° Batalhão, França, como é conhecido, foi um grande parceiro de Cláudia Oliveira. O militar deixou o município e regressou a Teixeira de Freitas pouco mais de um mês após Jânio Natal, na época principal oposição, assumir a prefeitura.
Agora, as duas figuras parceiras de outrora disputaram os mesmos votos em grupos distintos.