A prefeitura de Belo Campo, no Sudoeste do Estado, resolveu elaborar com recursos próprios o projeto executivo de pavimentação da rodovia Estadual BA-630, que liga a cidade ao Distrito de Quaraçu, município de Encruzilhada, cerca de 20 quilômetros, e Norte de Minas Gerais, em parceria com o Governo do Estado que irá executar a obra.
Para agilizar o levantamento topográfico, etapa mais custosa e demorada da fase do projeto, está sendo utilizando na coleta dos dados planialtimétricos um Vant (Drone) em conjunto com GPS de alta precisão, método intitulado aerofotogrametria.
Com a geotecnologia, o trabalho é executado em poucos dias, comparado se fosse realizado com equipamentos topográficos convencionais, que levaria semanas. Além disso, entrega maior detalhamento do terreno e melhor precisão nas informações coletadas.
De acordo dados do setor, estima-se que a economia chega a mais de 60% do orçamento e a otimização de tempo de mais de 70% em comparação a topografia convencional.
Segundo o prefeito do município, José Henrique Silva Tigre, o popular Quinho, do Partido Social Democrático (PSD), a obra beneficiará o trânsito da população que utiliza a rodovia, o escoamento da produção da região e o acesso à saúde. “Um grande investimento do Estado em parceria com o município. Nós assumimos o pagamento da elaboração do projeto e sem dúvida nenhuma todo esse povo que transita nesta estrada em breve terá pavimentação asfáltica que vai facilitar a escoação da produção, vai facilitar o acesso à saúde. É o nosso governo trabalhando em parceria com o governo do Estado para viabilizar essa grande obra tão sonhada por essa população“, disse o gestor em vídeo publicado em redes sociais.
Não é a primeira vez que a atual gestão do município utiliza drones para melhorar os serviços prestados pela prefeitura. Uma aeronave remotamente pilotada também auxilia no combate à dengue na zona rural do município. Os agentes de endemias realizam mapeamento geográfico das localidades rurais e identificam os imóveis que necessitam ser visitados e assistidos pelo Programa Nacional de Controle das Arboviroses. Saiba mais clicando aqui.