Algumas localidades urbanas em Vitória da Conquista a coleta do lixo é feita por meio de carroças, mesmo com toda a evolução tecnológica desde o período paleolítico (a idade das pedras) que possibilitou outros meios de transporte de cargas. Essa é uma realidade nos loteamentos Pedrinhas, Nova Esperança e Petrópolis/Peru, no bairro Cruzeiro, dentre outros.
Por ali, a avenida Antônio Nascimento, popularmente conhecida como “rua do Cruzeiro”, é um dos principais Portais de acesso ao centro urbano do município. Também é por onde se chega ao monumento Cristo de Mário Cravo – segundo dados não oficiais, maior cristo em crucifico do mundo – e também à Reserva do Poço Escuro.
O trecho alto da avenida deveria passar por intervenção com o melhoramento da iluminação, a instalação de calçada com acessibilidade, pórtico e também o plantio de árvores. No entanto, não se vê criatividade das Secretarias que envolvem estas demandas: Serviços Públicos, Meio Ambiente e Infraestrutura.
Em uma área de aproximadamente 2.400 metros quadrados que pertence ao Parque Ambiental Serra do Peri Peri, situada às margens da avenida Antônio Nascimento, próximo a área do Cristo, é utilizada como ponto de concentração do lixo coletado pelas carroças nas Pedrinhas, Nova Esperança e Peru. Ali são depositados em caçambas que posteriormente são recolhidos pelo caminho do lixo. No entanto, a desorganização está transformando a área num lixão dentro de uma área turística, ambiental e urbana.
O problema foi objeto de questionamento pelo Blog do Anderson há duas semanas. Logo, a Secretaria de Serviços Públicos enviou servidores ao local para fazer uma “limpa”, mas o resultado foi apenas uma maquiagem que não durou 48 horas. O espaço requer readequação e nova dinâmica de funcionamento. Demanda estudo técnico e ação efetiva, não imediatista e amadora para o problema como o “mel de coruja” direcionado pela gestão da Secretaria.
A questão como é tratado o lixo no município já extrapolou a esfera ambiental e se transformou numa questão humanitária, que falaremos em uma nova publicação.