Benevenuto Daciolo Fonseca dos Santos, mais conhecido como Cabo Daciolo, foi anunciado como pré-candidato à Presidência da República pelo Partido da Mulher Brasileira (PMB) para 2022.
Ao lado de Suêd Haidar, fundadora da sigla, Daciolo oficializou à pré-candidatura após ato de filiação e bradou: “GLÓRIA A YAUH!!!”, que remete ao bordão que marcou o político: “Glória a Deus”.
Carreira política
Eleito deputado federal pelo Rio de Janeiro nas eleições estaduais de 2014 no Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), migrou para o Avante em março de 2015. Nas eleições presidenciais de 2018, Daciolo foi candidato à Presidência do Brasil pelo partido Patriota, finalizando como o sexto candidato mais votado, com 1.348.323 votos (1.26%), à frente de candidatos como Henrique Meirelles, do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), e Marina Silva do Rede Sustentabilidade.
Partido da Mulher Brasileira
O Partido da Mulher Brasileira foi fundado em 2008, mas só teve o registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2015. Em abril deste ano, 2021, a executiva nacional do Partido aprovou em reunião no Rio de Janeiro a mudança do nome da legenda que passou a se chamar oficialmente “Brasil 35” — 35 é o atual número do partido. O processo de mudança aguarda finalização junto ao TSE.