O senador pela Bahia Otto Alencar, do Partido Social Democrático (PSD), confirmou em entrevista ao O Antagonista na sexta-feira (29) que “conversas de bastidor” no Congresso articulam para a apresentação de uma PEC que daria a ex-presidentes da República, inclusive retroagindo, o direito ao cargo de “senador vitalício”, com todas as regalias e o foro privilegiado. A notícia foi dada inicialmente pela GloboNews.
“Tem essa conversa, sim. Não vou citar nomes. Mas deputados do Centrão estão com essa conversa. Eu já ouvi em reuniões no Congresso. A alegação de alguns é que a Presidência expõe muito e, depois, a pessoa perde o foro privilegiado e fica muito exposta“, disse Otto. “Falam que o Temer saiu e acabou sendo preso no meio da rua, sendo desmoralizado“, acrescentou.
Ainda na entrevista ao O Antagonista, o senador afirmou que votará contrário caso a PEC seja apresentada. “Minha posição é totalmente contrária a essa ideia da PEC. Querem estabelecer um continuísmo, uma proteção permanente. Se o sujeito erra, e erra reincidentemente, como é o caso do Bolsonaro, ele vai sair e ganhar foro privilegiado? Se ele comete erros, comete crimes, ele [o ex-presidente] tem que pagar como cidadão comum. Querem voltar ao Império. Não tem essa de voltar ao Império e dar coroa de rei a ex-presidentes. No Império que o rei fazia o que quisesse“, concluiu.