A médica Raíssa Soares entregou nesta quarta-feira (27) a carta de exoneração da Secretaria de Saúde de Porto Seguro ao prefeito do município, Jânio Natal, do Partido Liberal, e prestou contas da atuação à frente da pasta que esteve por 10 meses.
No ato, realizado em evento no auditório do hotel Solar do Imperador, a médica, que irá se dedicar à política visando às eleições do próximo ano, apresentou diante do telão e público presente o trabalho desenvolvido na Secretaria, falando dos 5 pilares da sua gestão: Covid 19, vacinação, Samu, PSF e cirurgias eletivas, e austeridade administrativa e financeira.
De acordo a médica, “apesar dos percalços, das armadilhas, das sabotagens do fogo amigo e do inimigo, da perseguição abusiva do governador da Bahia e seu ex-secretário de saúde” conseguiu fazer uma gestão “limpa e honesta, no autêntico ‘não roubar, e não deixar roubar, isso faz sobrar dinheiro'”.
Classificando ainda com uma administração “além de correta, focada em não desperdiçar dinheiro público, tampando as torneiras de desperdício e investiu no necessário que é assistência medica básica e socorrer o povo diante da pandemia”.
No evento, também foi escolhido quem vai ocupar a Secretaria. O ex-vereador pelo município e atual secretário de Comunicação, Antônio Miguel Ballejo, assumirá no próximo dia 1° de Novembro a pasta de forma interina até o fim de Dezembro deste ano.
Confira os dados apresentados por Raíssa Soares durante o tempo na gestão da Secretaria de Saúde de Porto Seguro:
1 – Construiu um Hospital para pandemias e com 10 leitos de internação, treinando as equipes, e os manejos de medicamentos. Tal Hospital esta sediando em Arraial D’ajuda, e que em Dezembro se transforma em Hospital de internação com cirurgias eletivas, e tudo conseguido com recursos próprios e doações. Assim deixa o distrito de Arraial D’ajuda independente de Porto Seguro. Dando segurança de saúde para comunidade de Arraial.
2 – Implantou uma Policlínica com 18 especialidades no centro de Porto Seguro, contemplando todos os exames e procedimentos; dando segurança de saúde para os portosegurense.
3 – Implantou o plano de ação contra o COVID-19 que é caso de sucesso no Brasil; melhor índice de recuperação de Covid 19 em torno de 98,7% e a menor taxa de letalidade em torno de 0,9, a do Brasil é de 2,8%. Dando segurança de saúde para os turistas e os portosegurense.
4 – Implantou uma nova unidade de atendimento médico e de fisioterapia em Trancoso; deixando a população de Trancoso que é um balneário turístico mais independente tanto de Porto Seguro quanto de Arraial Djuda.
5 – Pegou a Secretaria com 1.5 milhão de reais e com pendências, e entrega com 20 milhões de reais e sem pendências; austeridade e boa administração pública, o prefeito pode construir um Hospital Municipal com esses recursos, fazendo com que a cidade fique independente do Governo do Estado da Bahia.
6 – Renovou todos os equipamentos, licitou e comprou quatro ambulâncias novas para o SAMU; e comprou novos desfibriladores e equipamento e vestuário.
7 – licitou e a adquiriu uma “ambulancha” do Samu que permitira prestar serviços de socorro na Costa de Porto Seguro; nas praias.
8 – Conseguiu de graça 20 respiradores e implementou internações nas UPAs de Porto Seguro e Arraial D’Ajuda;
9 – Porto Seguro está com mais de 100.000 pessoas vacinadas já recebendo a segunda e terceira doses;
10 – Reajustou os salários dos médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, este dobrando os salários neste caso; de acordo com a nova reforma administrativa feita pela Prefeitura de Porto Seguro,
11 – Todas as unidades de saúde com médicos e medicamentos à disposição para atender toda a demanda; de acordo com a reforma administrativa e seu processo seletivo já concluído.
12 – Única cidade que casou tratamento precoce com a vacinação, sendo que o plano de vacinação e sua logística e contratações foi bem sucedido deixando os portosegurense com segurança de saúde.