Pré-candidato ao Governo da Bahia, David Salomão gravou um vídeo pedindo “desculpas” ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e ao Ministro da Economia Paulo Guedes, após sofrer críticas de bolsonaristas por ter criticado o aumento dos combustíveis. “A culpa é minha, Presidente… Quando o senhor precisa vir ao nordeste vem uma uma equipe de avião primeiro com gasolina azul [referindo-se a cor da gasolina que é utilizada em aeronaves] à disposição. Tem duas turbinas. Uma rasgada do avião presidencial são dois tanques do meu carro. Aí o senhor não sente. Aí depois o senhor vem na comitiva de gasolina azul… Quer ir em Copacabana chama o helicóptero das Forças Armadas. Aí o senhor não está sentindo”, disse ele em um dos trechos afirmando que o presidente Jair Bolsonaro está cercado de “puxa-sacos” que não relatam a realidade do país, e que por isso o presidente não sente o custo dos preços dos combustíveis no bolso.
Ex-vereador em Vitória da Conquista, Salomão é uma das principais figuras políticas do campo da direita na Bahia e defensor do governo Jair Bolsonaro, ainda que esporadicamente tenha direcionados algumas críticas construtivas ao seu governo.
Não é recente às criticas de Salomão aos valores cobrados pelos combustíveis no Brasil, principalmente ao ICMS, maior fatia dos impostos incidentes, que vai para os cofres dos Estados. No entanto, às críticas têm se estendido à política econômica de Paulo Guedes, cujo Salomão apelidou de “banqueiro milionário”.
Em um dos vídeos, Salomão critica comentários recebidos de bolsonaristas por ele está criticando Paulo Guedes, e rebateu. “Vai defendendo Paulo Guedes. Paulo Guedes está com o futuro garantido. O dele e da família dele. O dinheiro dele está lá no paraíso fiscal. É ministro da Economia, mas não deixou a grana dele aqui na Bahia, nem no Brasil. Deixou lá no exterior, paraíso fiscal, em dólar. A fortuna dele só está que aumenta e você ai pagando gasolina de mais de 7 reais, insinuando que estou mentindo”, disse.
Assista aos pedidos de desculpas de David Salomão: