Por algumas horas, a rotina dos Teixeirenses pararam na manhã desta terça-feira, 28 de setembro, com a visita do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido-RJ), ao município – 1ª visita de um presidente ao município que foi emancipado há 36 anos e que tem população estimada de 164.290 habitantes.
Uma multidão de eleitores, séquitos e curiosos aguardavam o desembarque de Bolsonaro na área externa do aeroporto 9 de Maio, que é situado a oito quilômetros do centro da cidade, a cinco quilômetros da BR-101, na rodovia BA-290, em direção ao município de Prado.
“Saí de casa por volta das 11h, estava indo em uma fazenda próxima à cidade… Sem brincadeira nenhuma… Nunca vi desse jeito. As ruas que teve acesso ao colégio onde teve a inauguração de uma quadra, tinha barreira em um raio de três quilômetros e sem ter lugar para estacionar. Foi uma ‘bagunça'”, disse um morador em contato com o Política com Dendê.
Em um dos diversos vídeos compartilhados em grupos de redes sociais, é possível ver uma mulher aos prantos acariciando com a sua mão esquerda, destacada por anéis, o rosto do seu amado presidente enquanto centenas de outras pessoas aguardavam para também tocar nele enquanto gritavam “mito”.Veja:
Durante o deslocamento até a cidade, milhares de pessoas esperavam nas avenidas, trajeto onde passou o veículo com o presidente e centenas de outros veículos de apoiadores, para saudar e vê-lo.
Na cidade, Bolsonaro participou da inauguração da Estação Cidadania, da entrega de títulos do Assentamento Rosa do Prado e da duplicação das BRs 116 e 101.
Também participaram do cerimonial os ministros da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, e da Cidadania, João Roma, acompanham o presidente na visita. Também estavam com ele o vereador carioca, Carlos Bolsonaro, o senador e ex-presidente Fernando Collor de Mello, o prefeito de Teixeira de Freitas, Marcelo Belitardo (Democratas), os deputados Federais João Bacelar (Partido Liberal), Cláudio Cajado (Partido Progressista), Elmar Nascimento (Democratas), Marcio Marinho (republicanos), o deputado Estadual Robinho (Partido Progressista) e diversos outros políticos da região.
O presidente deixou Teixeira de Freitas por volta das 12h40, de onde seguiu para a cidade alagoana de Teotônio Vilela.
Teixeira de Freitas foi um dos poucos municípios do nordeste do país onde na eleição presidencial de 2018 Jair Bolsonaro teve votação superior ao candidato do Partido dos Trabalhadores, Fernando Haddad, segundo colocado no pleito. Pelo visto, a diferença de votos na eleição do próximo ano deve ser bastante superior que os 4.450 votos obtidos no segundo turno do pleito de 2018.
Assista ao vídeo com passagens da comitiva presidencial em Teixeira de Freitas, extremo-sul da Bahia: