Foi inaugurado em Porto Seguro no início da noite desta quinta-feira (17) o Hospital de Referência Covid-19 situado no distrito de Arraial d’Ajuda, na orla sul do município.
Construído com recursos próprios, o equipamento de saúde pública conta com aparelho de ultrassom, monitores multiparamétricos, cardioversores, raio-x, bomba de infusão, 7 leitos de suporte ventilatório, 1 leito de estabilização e 8 leitos de enfermaria. Além disso, três novas ambulâncias foram entregues exclusivamente para atender a Unidade.
O Hospital funcionará 24 horas por dia no conceito ‘porta fechada’, ou seja, o atendimento será por regulação. Caso o paciente tenha algum sintoma do Covid-19 primeiro deve se dirigir a uma das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) situadas em Arraial d’Ajuda, Frei Calixto e Trancoso. Lá, irá passar por uma triagem e se for necessário será encaminhado, depois, para o Hospital de Referência onde poderá ser internado.
Participaram da inauguração a secretária de Saúde do município, a médica Raissa Soares, o vice-prefeito Paulinho Toa Toa, o deputado federal João Carlos Bacelar (PP), o deputado estadual Robinho (PP), a presidente da Câmara de Vereadores de Porto Seguro, Ariana Prates (PL) e outros vereadores do município e também de Eunápolis.
Em sua fala, Raíssa comemorou a construção do equipamento, salientou que o município tem uma das menores taxas de mortalidade do país e é referência nacional no combate à Covid-19 e destacou a iniciativa do prefeito classificando-o como “ousado” pois “ele sonha alto e coloca a gente para executar”. Ouça a fala da secretária:
Paulinho Toa Toa, que também é o secretário de Turismo do município, destacou que o equipamento proporciona segurança para a saúde da população como também para os turistas e que as agências e operadoras de turismos estão divulgando às ações do poder público municipal, como a construção o hospital de referência. Com isso, dando mais confiança àqueles que desejam visitar o município. Além disso, Paulinho relembrou os recursos recebidos pela gestão passada para o combate ao Covid-19, mas, no entanto, “não entregaram um equipamento”. Ouça a fala dele:
Em fala mais ampla, o prefeito Jânio Natal evidenciou a atuação dos vereadores, afirmou que até o momento Porto Seguro não recebeu recursos dos governos federal e estadual para investir em obras no combate ao vírus e que o Hospital de Referência foi construído com recursos próprios. “Estamos no sexto mês de gestão e não recebemos nem um real. Tudo isso daqui é com recursos da Secretaria Municipal de Saúde”, disse.
Entre outros diversos temas, o gestor também falou sobre a construção civil no município, a colaboração dos deputados presentes na gestão e obras que serão executadas no município, como a climatização de todas as unidades escolares públicas, a construção de escola, creche, ginásio de esportes e um estádio, e a intenção de iniciar a construção de um hospital ainda este ano em Trancoso. Ouça a fala do prefeito:
Assista ao descerramento da placa: