A precariedade da sinalização viária em Vitória da Conquista está tornado o trânsito confuso e coloca vidas humanas em risco. Diversas vias da cidade apresentam precariedade tanto na sinalização vertical (placas) como também na sinalização horizontal (faixas etc).
No último mês, como ato simbólico, a prefeitura reestabeleceu em alguns poucos pontos da cidade a pintura de algumas faixas de travessia de pedestres por causa do Maio Amarelo 2021, movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. No entanto, a ação ficou apenas como marketing do que programa de governo.
Em 2019, a prefeitura implantou o binário viário nas avenidas Crescêncio Lacerda e Leonídio Oliveira, tornando preferenciais e sentido único duas importantes vias de acesso do bairro Recreio para o Centro, interligando outras duas movimentadas vias: Avenida Otávio Santos e a Rua Ubaldino Figueira.
A medida de transformar ruas paralelas em mão única, conhecida como Binário, tem como objetivo melhorar a fluidez do tráfego de veículos.
Contudo, para torna-las eficientes é necessário a reestruturação adequada das vias, tanto do pavimento (asfalto) quanto da sinalização.
Passados pouco mais de dois anos, a sinalização horizontal é quase inexistente por falta de manutenção e cuidado por parte da prefeitura. Com isso, aumenta a probabilidade de acidentes colocando vidas humanas em risco de morte.
Cada uma das avenidas, Crescêncio Lacerda e Leonídio Oliveira, atravessam cerca de 12 outras ruas e avenidas. A precariedade da sinalização horizontal está condicionando motoristas a passarem direto nesses cruzamentos, em especial centenas, milhares de visitantes que diariamente vem a Conquista e transitam por àquelas vias na busca de serviços médicos, educacionais e financeiros e não têm o conhecimento das particularidades do trânsito na capital do sudoeste do estado.